Escrito por: Redação RBA
Fogo se alastrou sobre os barracos da comunidade do extremo leste de São Paulo. Ao menos 150 pessoas foram prejudicadas e necessitam de alimentos a produtos de higiene
Pelo menos 16 barracos da comunidade Souza Ramos, na Pedra Branca, em Guaianazes, zona leste da cidade de São Paulo, foram destruídos por um incêndio que atingiu a favela no sábado !16). Ninguém ficou ferido, mas a estimativa é que 150 pessoas foram prejudicadas. Agora necessitam de tudo, de alimentos a roupas, cobertores, fraldas, produtos de higiene e material para levantar novamente suas moradias, além de móveis.
À Ponte Jornalismo, moradores descreveram que o fogo teria começado na casa de um vizinho por conta de um curto circuito. Rapidamente as chamas se espalharam sobre os demais barracos. De acordo com eles, o incêndio na favela agravou uma situação que já era difícil. Principalmente pela falta de saneamento básico na cidade que é epicentro da pandemia do novo coronavírus.
Integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM) e da Central de Movimentos Populares (CMP) estão na região para uma frente de solidariedade e arrecadação de doações para as famílias. A prefeitura disse ter ofertado insumos e acolhimento em albergues, mas os moradores preferiram ir para a casa de amigos e parentes.
À Rádio Brasil Atual, o coordenador da CMP, Benedito Barbosa, o Dito, explica que a recusa tem a ver com a falta de um projeto de moradia pelo Estado, que impulsiona a expansão dessas ocupações. “Não tem uma solução habitacional. Não tem um projeto de moradia nas nossas cidades”, contesta.Dito destaca que as “pessoas precisam de tudo” nesse momento.
Endereço da Favela: Estrada do Iguatemi, 1083b – CEP 08490-500 – Pedra Branca Tiradentes- SP
Há pontos de arrecadação na Rua Apa, 236, Santa Cecília, centro de São Paulo, supervisionados por Maria Eulina Hilsenbeck e Toninha Movimento de Moradia. Contato: (11) 96218-4225.
A Ocupação de Guaianases da Frente de Luta por Moradia também arrecada doações na Rua Moreira Neto, 783, Jardim Divino, Guaianases. Contatos: Rosania (11) 9.4838 6685 ou Jaiane (11) 9.6649-9189.