Escrito por: Redação CUT

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta. Saiba como se inscrever

Exame que dá acesso ao ensino público superior completa 25 anos em 2023. Provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (16), às 23h59, o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho. 

Já as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, o Enem completa 25 anos desde a sua primeira aplicação, em 1998.

No entanto, foi em 2004, durante o governo Lula a nota da prova passou a ser utilizada para que universidades particulares ofereçam bolsa de estudos. As vagas do ensino superior são oferecidas aos alunos oriundos do ensino público ou que tenham estudado em escola particular com bolsa integral.

Inscrições:

O edital com o cronograma e com as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês e traz todas as informações como os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.   

Traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.  

No momento da inscrição, é necessário informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal). 

Quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

Passo a passo:

Login - Para realizar a inscrição e os demais procedimentos, é necessário utilizar o login único da plataforma Gov.br na página do participante, e seguir os passos seguintes.

Clique em "Inscrição". O sistema solicitará que o participante clique na imagem correspondente ao que foi pedido

  1. Informe seu CPF
  2. Nas telas seguintes, outros dados pessoas como sexo, idade, estado civil e nacionalidade
  3. Na tela posterior, o estado onde nasceu
  4. Por último, o CEP de seu endereço e o número de sua residência
  5. Próximo passo: escolha a língua estrangeira que fará parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. As opções são Inglês e Espanhol
  6. Informe a escolaridade
  7. Escolha a cidade onde fará a prova
  8. Preencha o questionário socioeconômico
  9. Informe seu celular e e-mail
  10. Insira uma foto sua e confirme os dados
  11. Pagamento da taxa, conforme descrito acima.
  12. Sua inscrição estará finalizada.

Acessibilidade – Atendendo à Política de Acessibilidade, o Inep disponibilizou duas versões do edital do exame, voltadas para participantes com deficiência.

A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais.

Orientações – O portal do Instituto conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem, com perguntas frequentes sobre o exame.

Esqueci a senha do Gov.br

No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas.

Gabaritos

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site. 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Links úteis:

Acesse a Página do Participante

Acesse o edital do Enem

Acesse a playlist do edital em Libras

Acesse a versão do edital adaptada para deficientes visuais

Acesse a página de orientações do Enem

 

Com informações do portal Gov.br, Uol e EBC