Escrito por: Redação CUT
Resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta 1ª edição de 2022 do Sisu, estão sendo oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos e graduações em 125 instituições públicas de ensino superior
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022, que oferece aos estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vagas em universidades públicas, terminam sexta-feira (18), às 23h59.
O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos e graduações em 125 instituições públicas de ensino superior.
Não podem se inscrever no Sisu os estudantes que zeraram a redação nem os que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como "treineiros". No dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.
Veja como se inscrever no programa
Para se inscrever no programa, o estudante tem de acessar do Sisu (clique aqui)
O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência.
As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições, se o candidato mudar de ideia. Passado o prazo final, o sistema não permiterá novas mudanças.
O Ministério da Educação (MEC) divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.
Próximos passos
O resultado será divulgado em 22 de fevereiro. Os candidatos devem acompanhar a página do programa para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram.
Se aprovado em pelo menos uma opção de curso, o candidato deve ficar atento à data da matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do programa e providenciar o que for preciso.
Lista de espera
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso ainda tem uma chance. Poderá manifestar interesse pela lista de espera, de 22 de fevereiro a 8 de março, na mesma página em que a inscrição foi feita. Eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade das instituições de ensino.
Para se inscrever na lista de espera, basta acessar o sistema durante o período especificado e clicar no botão referente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. O resultado sai no dia 10 de março. A convocação será feita diretamente pelas instituições de ensino.
Cronograma
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas: 23 de fevereiro a 8 de março
Inscrições na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Liberação da lista de espera: 10 de março
Com informações da Agência Brasil.