MENU

Ipec: Jerônimo tem 52% dos votos válidos no segundo turno, contra 47% de ACM Neto

Segundo o Ipec, 89% dos entrevistados declararam que a decisão do voto é definitiva. Outros 11% indicam que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição

Publicado: 21 Outubro, 2022 - 13h39 | Última modificação: 21 Outubro, 2022 - 13h48

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Montagem Alma Preta
notice

O candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem 52% dos votos válidos na disputa do segundo turno da eleição, contra 48% de ACM Neto, candidato do União Brasil, segundo pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada nesta sexta-feira (21).

Somar apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, é o critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para indicar o candidato eleito.

Se forem considerados todos os votos, incluindo brancos e nulos, Jerônimo tem 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando o entrevistador mostra cartão com os nomes dos candidatos para os eleitores. Neste cenário, ACM Neto tem 44%. Esses percentuais indicam empate técnico porque a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

5% dos eleitores declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 3% ainda estão indecisos.

89% dos eleitores declararam que a decisão do voto é definitiva. Outros 11% disseram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição, em 30 de outubro, e 1% não sabe ou não respondeu. Por conta dos arredondamentos no cálculo, a soma do percentual é superior a 100%.

O Ipec mensurou também a expectativa de vitória, independentemente da intenção de voto, e 52% acham que Jerônimo será o próximo governador da Bahia. Enquanto 36% acreditam que ACM Neto será o vencedor do pleito, e outros 12% não sabem ou preferem não opinar.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 18 e 20 de outubro, em 74 municípios.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07302/2022 e BR-05874/2022.