Ipespe: Lula tem 45% de intenções de votos e rejeição a Bolsonaro vai a 61%
Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%
Publicado: 22 Abril, 2022 - 17h04 | Última modificação: 22 Abril, 2022 - 17h16
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha
Uma nova rodada da pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que o ex-presidente Lula mantém a preferência dos eleitores na corrida presidencial, cujo primeiro turno será realizado em 2 de outubro.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são colocados, tem 38% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 28%.
Ciro Gomes (PDT) segue atrás com 4% e os demais candidatos Simone Tebet (MDB), João Doria (PSDB), Sérgio Moro (União Brasil) e André Janones (Avante) têm um ponto cada um. Não pontuaram, o ex- governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ainda com candidatura não oficial pelo PSDB e Felipe D’ávila (Novo).
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro tem 31%.
A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria com 3%. O deputado federal André Janones e a senadora Simone Tebet têm 2% cada um. Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram na pesquisa.
Brancos, nulos, eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.
Segundo turno
Num eventual segundo turno, Lula ficaria em primeiro lugar com 54%, Bolsonaro teria 34%. Em outro cenário, na disputa com Ciro Gomes, Lula teria 52% contra 24%. Contra Doria, a vitória do ex-presidente seria ainda mais expressiva 55% a 19%.
Bolsonaro (38%) perde num segundo turno para Ciro Gomes (46%) e fica tecnicamente empatado com Doria, 39% e 38% respectivamente.
Rejeição de Bolsonaro
Entre todos os candidatos à presidência, Jair Bolsonaro é o que tem maior rejeição com 61% dos eleitores dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Ele vem seguido por João Doria com 55%, Ciro Gomes 44% e Lula 42%.
As menores taxas de rejeição são de Simone Tebet e Felipe D’Avila com 34% e André Janones 36%.
Os que com certeza votariam em Lula somam 44% e em Bolsonaro 30%.
Metodologia
A pesquisa IPESPE realizada no período de 18 a 20 de abril de 2022
A amostra nacional foi de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto
presidencial 2018. As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE.
Margem de erro
A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.
Registro da pesquisa
Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05747/2022. Sua divulgação está autorizada a partir de 22 de abril de 2022.