“Já caiu o preço da picanha?”, pergunta criança que interrompeu discurso de Lula
A cena inusitada aconteceu durante discurso de Lula Itaipu. Presidente respondeu ao garoto que o preço da carne vai baixar e pediu para ele ligar quando o pai comprar a primeira peça de picanha
Publicado: 17 Março, 2023 - 10h35 | Última modificação: 17 Março, 2023 - 11h13
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz
Na cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, uma criança chamou a atenção ao se aproximar do palco e interromper o discurso do presidente Lula (PT) para fazer uma pergunta. Lula não entendeu e perguntou: “Fala, meu amor. O que você quer falar comigo?”.
O garoto repetiu a pergunta: ”Já caiu o preço da picanha?”
”Já caiu o preço da picanha?”, repetiu Lula ao microfone para que quem não havia entendido a pergunta soubesse do que se tratava.
Enquanto a plateia ria e aplaudia e o menino corria para o fundo do auditório, Lula percebeu a cara do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que estava presente na cerimônia, e não entendeu nada e, explicou para ele do que se tratava Depois, respondeu ao garoto.
“Para o presidente do Paraguai entender, durante a minha campanha eu dizia que o povo brasileiro ia voltar a comer carne. E que o povo brasileiro ia voltar a comer picanha”, explicou Lula.
“Mas esse garoto pode ficar certo que quando o pai dele comprar a primeira picanha, ele vai ter que me ligar e falar ‘oh Lula, tô comendo a primeira picanha’. Porque vai baixar o preço da carne neste país. Precisa baixar”, afirmou o presidente.
A promessa de campanha de Lula, na verdade, uma metáfora para se referir a uma melhoria na vida do povo, está na cabeça da maioria dos brasileiros que viveu um período de forte queda de renda, recordes de desemprego e disparada da inflação, em especial dos preços carnes, uma marca do governo de Jair Bolsonaro (PL), quando tudo piorou para o povo. Em 2021, por exemplo. os preços das carnes explodiram, o consumo de carne bovina no Brasil foi o menor em 12 anos, e a venda de ovos bateu recorde.
Pesquisa da cesta básica divulgada pelo Procon-SP, em convênio com o Dieese, mostrou que o preço médio do quilo da carne bovina de primeira subiu 93,9% entre julho de 2018 e setembro de 2021. A carne de segunda - acém e músculo - subiu 95,6% no mesmo período.
Confira no vídeo o momento em que o garoto faz a pergunta Lula: