Escrito por: Redação CUT

Jerônimo Rodrigues (PT) é o novo governador da Bahia

Jerônimo conquistou 52,79% dos votos válidos e será o terceiro governador do PT seguido no Estado - os outros petistas que governaram o estado foram o senador Jaques Wagner e Rui Costa

Reprodução

Com 100% das urnas apuradas, o indígena Jerônimo Rodrigues (PT) venceu ACM Neto (União Brasil) e foi eleito governador da Bahia neste domingo (30), no segundo turno da eleição.

Jerônimo conquistou 4.480464 dos votos válidos (52,79%) e será o terceiro governador do PT seguido no Estado - os outros petistas que governaram o estado foram o senador Jaques Wagner, por dois mandatos, e Rui Costa, que também foi reeleito e, este ano também foi eleito senador pela Bahia.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto ficou em segundo lugar com 4.007.023 (47,21%)  votos válidos. 

Jerônimo quase venceu no primeiro turno, quando recebeu 49,45% dos votos válido. Já ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, que liderou as intenções de voto durante toda a campanha, alcançou 40,8%. Com o resultado, Jerônimo ganhou o apoio de mais de 30 prefeitos que estavam com Neto no primeiro turno.

Jerônimo Rodrigues é indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. Atua como engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Já ocupou o cargo de assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana, assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário e secretário estadual de Educação da Bahia.

Foi eleito governador do estado pela coligação Pela Bahia, Pelo Brasil (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/PSB/PSD/Avante/MDB). Seu vice é o atual vereador de Salvador Geraldo Júnior.