Jornada de 40 horas semanais na Toyota em...
Unidade local deverá ser inaugurada em setembro, mas trabalhadores já garantiram jornada reduzida sem prejuízo dos salários
Publicado: 09 Março, 2012 - 14h43
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba
A Toyota ainda não começou a produzir veículos em Sorocaba, mas já está em plena negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos. O resultado são acordos importantes em benefício dos funcionários da montadora. O principal estabelece jornada de trabalho de 40 horas semanais. Quatro horas a menos do que as 44h previstas pela legislação.
A jornada reduzida vai ocorrer sem prejuízo dos salários estabelecidos em convenção coletiva de trabalho (CCT) entre as montadoras e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM). Pela convenção, o salário de um metalúrgico nas montadoras hoje não pode ser inferior a R$ 1.500.
A unidade da Toyota em Sorocaba deverá ser inaugurada em setembro deste ano e empregar cerca de 1.500 trabalhadores. Além disso, no entorno da montadora estão sendo construídas 12 fornecedoras de componentes, as chamadas sistemistas.
A fábrica local vai produzir o modelo compacto Étios, nas versões hatch e sedã, com motores de 1.0 e 1.5, respectivamente. A princípio, serão produzidas 70 mil unidades por ano desses dois modelos. O preço da versão mais barata vai girar em torno de R$ 30 mil.
Além de Sorocaba, a montadora japonesa tem uma fábrica em Indaiatuba (SP), que fabrica o modelo Corolla. A fábrica de São Bernardo do Campo não produz veículos, e sim autopeças.