MENU

Jornal da CUT destaca a regulamentação do direito à negociação pelos servidores

Em 10 minutos, a edição desta quarta-feira (29) traz ainda a volta da política de valorização do salário mínimo e o aumento dos juros do rotativo do cartão de crédito que chegam hoje, em média, a 445% ao ano

Publicado: 29 Agosto, 2023 - 19h00 | Última modificação: 30 Agosto, 2023 - 12h55

Escrito por: Redação CUT

notice

O Jornal de Rádio da CUT destaca, nesta quarta-feira, 30 de agosto, alguns dos principais assuntos que foram notícia no portal CUT, entre elas um fato histórico que envolve a luta dos servidores públicos de todo o país, a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), já ratificada pelo Brasil, e que garante o direito à negociação coletiva da categoria, envolvendo, inclusive, o direito à greve, tal como acontece com todas as outras categorias de trabalhadores e trabalhadoras do país.

Em entrevista ao jornal, o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, fala sobre a criação do grupo de trabalho que debaterá as proposições para a regulamentação. O grupo foi criado por meio de decreto anunciado pelo presidente Lula, na segunda-feira (28), dia em que a CUT completou 40 anos.

Também fato histórico e que faz parte da luta da CUT em seus 40 anos, a política de valorização do salário mínimo, conquista durante o primeiro mandato de Lula e extinta pelo governo de Jair Bolsonaro, agora volta a valer. A lei sancionada por Lula inclui também a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda, o que beneficiará milhões de trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

Economia: juros do cartão de crédito chegam à marca de 445% ao ano. O índice representa uma elevação de 8,7 pontos porcentuais de junho para julho, conforme anúncio do Banco Central (BC), feito na segunda-feira (28).

CUT 40 anos: em dois minutos, secretário de Administração e Finanças da CUT fala sobre a história da Central parabenizando-a pelas suas quatro décadas de luta.

Ouça o Jornal da CUT pelo SoundCloud

 

 


Sobre o Jornal da CUT

Produzido e veiculado por rádios de todo o Brasil há mais de 13 anos, o Jornal de rádio da CUT é produzido pela Secretaria de Comunicação da CUT, dando destaque aos assuntos relacionados à pauta da classe trabalhadora. Além das lutas da central em defesa dos trabalhadores, o jornal de rádio também aborda política, economia, cultura e outros assuntos, com a opinião da Central sobre os temas e entrevistas com dirigentes sindicais e especialistas nos temas.

Com apresentação e edição de André Accarini, sua distribuição, além dos canais de comunicação da CUT e pelas redes sociais, é feita pela Agência  RadioWeb. Mais mil emissoras em todo o país já reporduziram os conteúdos em áudio da CUT.  

Você pode ouvir ainda outras edições do Jornal da CUT em nosso Portal, 'rolando' a página até o final. 

Ou acesse aqui