Escrito por: Redação CUT
O jornal de Rádio da CUT destaca ainda a aprovação do voto de qualidade do Carf pelo Senado, a queda da renda da classe médio em tempos de pandemia e a nova sub-variante da Covid-19
O Jornal de Rádio da CUT desta sexta-feira, 1° de setembro, traz alguns dos assuntos que foram destaque no Portal da CUT. Em pouco mais de 10 minutos, a edição traz quatro temas relevantes sobre o emprego, economia e notícias gerais. Confira:
Desemprego - No mercado de trabalho e com a economia em retomada pelo atual governo, o desemprego cai 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A notícia traz ainda informações sobre a renda, o trabalho com carteira assinada e a taxa de informalidade.
Conselho de Administração de Recuros Fiscais - Carf: o voto de qualidade que dá poder de decisão ao governo em julgamentos de ações relativas à tributação foi aprovado pelo Senado Federal. Extinto pelo governo Bolsonaro, o voto de minerva vai barrar um protecionismo a grandes sonegadores que entram com recursos para não pagar os impostos. Sem o voto de qualidade, em casos de empate nos julgamentos, a decisão era do colegiado, cuja maioria é formada pelos próprios empresários. Com o poder decisão do governo, a expectativa é de aumento na arrecadação de impostos.
Classe média: estudo da FVG mostra que a chamada classe média brasileira, durante os anos anteriores, foi um dos segmentos mais impactados com perda de renda. A metodologia utilizada foi uma combinação da base de dados da Pnad Continua do IBGE com dados da Receita Federal referentes às declarações de imposto de renda pessoa física nos últimos anos.
Covid: casos de Covid subiram 7%, com a circulação da subvariante Éris, que é altamente transmissível. No entanto, não está associada a casos graves ou mortes. Os sintomas da variante Eris podem variar em intensidade de pessoa para pessoa. Eles são semelhantes aos de outras variantes da covid-19, incluindo febre, dor de garganta, cansaço, dor de cabeça, tosse e perdas de olfato e paladar. Especialistas afirmam que a nova onda pode durar entre 4 e 6 semanas.
Ouça o Jornal da CUT pelo SoundCloud
Sobre o Jornal da CUT
Produzido e veiculado por rádios de todo o Brasil há mais de 13 anos, o Jornal de rádio da CUT é produzido pela Secretaria de Comunicação da CUT, dando destaque aos assuntos relacionados à pauta da classe trabalhadora. Além das lutas da central em defesa dos trabalhadores, o jornal de rádio também aborda política, economia, cultura e outros assuntos, com a opinião da Central sobre os temas e entrevistas com dirigentes sindicais e especialistas nos temas.
Com apresentação e edição de André Accarini, sua distribuição, além dos canais de comunicação da CUT e pelas redes sociais, é feita pela Agência RadioWeb. Mais mil emissoras em todo o país já reporduziram os conteúdos em áudio da CUT.
Você pode ouvir ainda outras edições do Jornal da CUT em nosso Portal, 'rolando' a página até o final.
Ou acesse aqui