Escrito por: CUT-RS

Judite Dutra, ex-primeira dama do RS, morreu nesta sexta-feira em Porto Alegre

CUT-RS lamenta morte da esposa do companheiro Olívio Dutra, ex-governador do estado

Reprodução/Facebook

Faleceu aos 78 anos no início da manhã desta sexta-feira (20), no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, a professora aposentada Judite Dutra, esposa do ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-prefeito da capital gaúcha e ex-deputado federal constituinte Olívio Dutra (PT). 

Segundo a assessora de Olívio, Sônia Röesler, ela sofria de diabetes e vinha se submetendo a três sessões semanais de hemodiálise havia quase um ano, e estava internada há cerca de 10 dias.  

Judite nasceu em Rolador, na região Noroeste do Estado, em 12 de novembro de 1943. Morou, desde a infância, em São Luiz Gonzaga, nas Missões, onde estudou, ingressou no magistério e casou com Olívio. Depois, o casal veio a residir em Porto Alegre.

Além do marido, que completou 80 anos em 2021, deixa enlutados os filhos Espártaco e Laura, os netos Lorenzo e Benício, e demais familiares.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, recebeu a notícia com profunda tristeza, recordando que Judite estava sempre com Olívio, que foi presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre na década de 1970 e depois fundador do PT e da CUT na década de 1980.

"Era uma mulher trabalhadora, corajosa, guerreira e comprometida com as causas sociais e populares, atuando ao lado do marido nas lutas em defesa da classe trabalhadora e na construção da democracia", destacou.

A CUT-RS manifesta os sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares, amigos, amigas, companheiros e companheiras de Judite.

Com informações do Sul21