Leiam, debatam e levem ao povo a Plataforma Eleitoral da CUT, orienta Sérgio Nobre

Cada dirigente sindical deve ler atentamente esses documentos. Cada sindicato deve promover atividades com sua base para debater e divulgá-los; levar aos bairros e aos locais de trabalho, diz Sérgio Nobre

Publicado: 04 Setembro, 2024 - 11h37

Escrito por: Rosely Rocha

Roberto Parizotti (Sapão)

A CUT lançou esta semana sua Plataforma Eleitoral com 13 pontos que a entidade aponta serem importantes para que, na hora do voto, o trabalhador e a trabalhadora escolham seus candidatos a prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras, nas eleições deste ano.

Além da Plataforma, a CUT lançou uma Carta Compromisso, que deverá ser assinada pelos candidatos e candidatas nessas eleições para que se comprometam com a defesa da classe trabalhadora.

“Já é uma tradição a CUT lançar uma plataforma, a cada eleição municipal ou geral, contendo as principais demandas da classe trabalhadora em relação a temas que são objeto de políticas públicas”, conta Sergio Nobre, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores.

Em entrevista ao Portal, Sergio Nobre chama a atenção para a cidade que queremos e como dirigentes sindicais devem se “apropriar” da Plataforma Eleitoral da CUT como um documento de orientação à ação dos militantes e apoiadores a candidatos e candidatas comprometidos com o projeto democrático popular que estamos construindo no Brasil atual.

Leia a íntegra da entrevista

Quais as principais reivindicações contidas na Plataforma Eleitoral da CUT?

Sérgio Nobre: Neste ano, traçamos um desenho de como deve ser a cidade onde queremos morar como trabalhadores e cidadãos, aqueles que constroem a sociedade com o seu trabalho e nela reivindicam espaço para que possam viver com dignidade, respeito e como sujeitos de direitos.

Direitos aos serviços públicos de qualidade em educação, saúde, segurança, mobilidade, emprego, liberdade de organização sindical, particularmente dos servidores públicos, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, entre outros temas.

A plataforma serve de referência para o debate entre os trabalhadores e cidadãos sobre a cidade e para debater os mesmos temas com os candidatos e candidatas a prefeito e vereador, condicionando o apoio a suas candidaturas ao compromisso com nossas demandas, se eleitos.

Por que é importante que o trabalhador procure votar em candidatos e candidatas que apoiem a plataforma da CUT?

Sergio Nobre: As eleições municipais no Brasil têm sido aproveitadas pelos candidatos para fazerem promessas dos mais diferentes tipos, muitas delas sem a menor importância para o conjunto dos cidadãos. É comum candidatos tentarem comprar votos em troca de favor, no velho estilo da política comandada pelas oligarquias. Famílias influentes no município usam esse recurso para manter a clientela submissa, elegendo e mantendo sob seu controle candidatos a vereador e a prefeito, enquanto fazem o que querem na administração local, sem dar satisfação a ninguém.

Esse quadro é inaceitável no Brasil de hoje. E a plataforma é um instrumento importante para o trabalhador, como cidadão, fazer a escolha certa. Para comprometer os candidatos e candidatas com o projeto de cidade que queremos nesse momento de reconstrução do país e de fortalecimento da democracia.

Como esses 13 pontos foram definidos e porquê?

Os 13 pontos foram definidos a partir do debate interno na direção da CUT sobre o momento histórico que estamos vivendo nesse terceiro mandato do presidente Lula. Ele venceu as eleições em 2022 com um projeto democrático-popular de reconstrução do Brasil, de fortalecimento das instituições democráticas e de combate à pobreza e às desigualdades sociais. Lula também assumiu como compromisso de seu governo assegurar a centralidade do trabalho neste projeto, em dois sentidos: de atender às demandas fundamentais da classe trabalhadora e de fortalecer o papel dos trabalhadores como sujeitos na gestão de políticas públicas e na reconstrução do próprio país.

Já avançamos bastante nesta direção, mas temos que construir esse projeto a partir das cidades onde moramos. É necessário que em cada cidade busquemos sedimentar as bases desse projeto. Os 13 temas que escolhemos como parte da Plataforma são os pilares deste projeto no município.

Normalmente, a visão de candidatos e candidatas às  prefeituras e aos legislativos municipais é “prometer” asfalto, melhorias na saúde, na educação, mas a Plataforma da CUT vai além dessas questões, por que?

Sergio Nobre: Em vez de discutir “promessas” de candidatos, queremos discutir as propostas que temos sobre a cidade em que queremos morar. As eleições municipais são um momento privilegiado para se fazer esse debate, mobilizando a população em torno das questões fundamentais do seu dia a dia e do seu futuro. É o momento de comparar projetos para a cidade, de debater propostas concretas e não promessas vazias. É o momento de definir como será a participação popular no controle do orçamento municipal e na distribuição dos recursos existentes para a implementação de políticas públicas que venham ao encontro dos interesses e anseios populares. Então, a plataforma traz pontos para um debate de propostas e de projetos e compromisso com demandas populares, para que a classe trabalhadora vote em candidatos e candidatas comprometidos com essas questões

Nas eleições municipais pouco se fala sobre defesa da democracia e a participação popular. Como esses temas se inserem nas próximas eleições?

Sergio Nobre: Tudo isso faz parte do processo democrático, é a democracia se renovando em escala nacional a partir das cidades. Temos que ter clareza da importância desse momento. As escolhas que faremos agora terão repercussão no projeto mais geral de reconstrução do país, de fortalecimento das instituições democráticas e de combate à extrema direita, que defende um projeto político antagônico a esse que queremos discutir com a população.

Qual a sua orientação para que dirigentes sindicais se mobilizem para divulgar a Plataforma da CUT e também a Carta Compromisso?

Cada dirigente deve ler atentamente esses documentos. Cada sindicato deve promover atividades com sua base para debater e divulgar a Plataforma da CUT e a Carta Compromisso dos candidatos e candidatas às eleições municipais deste ano. Essa discussão deve ser levada para os bairros e comunidades onde os trabalhadores moram, para o local de trabalho, para as ruas, as carreatas, os comícios, os comitês dos candidatos.

Os temas contidos nesses documentos devem orientar a ação dos militantes e apoiadores a candidatos e candidatas comprometidos com o projeto democrático popular que estamos construindo no Brasil atual. A Plataforma tem os conteúdos da política que queremos continuar fazendo neste país e que não se confundem com promessas vazias nem propagandas que substituem a política pelo espetáculo, como se fosse diversão e entretenimento.

Baixe aqui a Plataforma Eleitoral da CUT

Baixe aqui a Carta Compromisso da CUT