Escrito por: Instituto Lula

Líder da oposição no Reino Unido denuncia lawfare contra Lula

Corbyn incluiu Lula entre aqueles que enfrentam ameaças de prisão por ter "liderado um governo que se opôs ao neoliberalismo e buscou redistribuir riqueza"

Sophie Brown/Wikimedia Commons

O parlamentar britânico Jeremy Corbyn, líder da oposição de 2015 até o início de 2020 em seu país, enviou uma mensagem acusando a perseguição judicial ao ex-presidente Lula. Corbyn, que foi o candidato derrotado a primeiro ministro do Reino Unido nas eleições de dezembro do ano passado, deixou seu recado durante as celebrações do Dia do Trabalhador no Reino Unido. Como no Brasil, o festival britânico foi online.

Em sua fala, Corbyn incluiu Lula entre aqueles que enfrentam ameaças de prisão por ter "liderado um governo que se opôs ao neoliberalismo e buscou redistribuir riqueza". Lula, segue Corbyn, "enfrentou as garras de uma oposição muito bem financiada".

Jeremy Corbyn renunciou ao posto de líder do Partido Trabalhista e da oposição no Reino Unido no dia 4 de abril deste ano. Ele já havia se posicionado outras vezes contra a perseguição jurídico-midiática ao ex-presidente Lula.

Veja a fala de Jeremy Corbyn abaixo:

Durante o Dia do Trabalhador em seu país, o líder britânico @jeremycorbyn denunciou a perseguição política e o lawfare contra o ex-presidente @LulaOficial : pic.twitter.com/PcYNClUDSw

— Instituto Lula (@inst_lula) May 5, 2020