Escrito por: FETRAF-SUL/CUT

Lideranças alemãs visitam FETRAF-SUL/CUT

Grupo procura conhecer trabalhos entre universidades e movimentos de agricultores

A sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) recebeu na manhã desta quinta-feira (15), um grupo de lideranças da Alemanha que estão visitando a região e solicitaram conhecer os projetos que a Federação desenvolve junto com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O Grupo foi recebido pelo coordenador geral, Rui Valença; o coordenador de Santa Catarina, Alexandre Bergamin; e a coordenadora do Coletivo de Jovens catarinense, Jucimara Araldi.

As lideranças, entre elas um deputado, representante do grupo de mulheres agricultoras, jornalista e estudantes vieram ao Brasil em busca de exemplos de trabalho entre universidades e movimentos sociais da agricultura familiar para debater o modelo de ensino e as perspectivas futuras do setor.

O projeto do Curso de Capacitação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica – “Juventude Semeando Terra Solidária” – que envolve e formará mais de cinco mil jovens de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foi apresentado às lideranças por Jucimara e o vice-reitor da UFFS, Antônio Andriolli.

“Fizemos questão de salientar ao grupo da Alemanha que uma das formas de inclusão para a agricultura familiar é através da educação. A FETRAF-SUL/CUT está desenvolvendo outros dois projetos junto à UFFS que capacitarão agricultores familiares dos três Estados do sul, principalmente jovens e mulheres”, disse Valença. As lideranças retornam para a Alemanha no dia 20 de janeiro.