Escrito por: Redação Brasil de Fato | São Paulo (SP)

Lockdown: Conselho Federal de Enfermagem pede bloqueio nacional para evitar colapso

Após Brasil atingir recorde de mortes da pandemia, Cofen pede que governo federal adote medidas de contenção

Divulgação

Um dia após o Brasil registrar o maior número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), divulgou comunicado sobre a necessidade de "bloqueio total das atividades não essenciais em todo o território nacional" e ressalta que "somente a vacinação em massa, aliada às medidas de biossegurança, poderão conter o avanço da pandemia".

"São necessárias medidas urgentes e articuladas, entre a União Federal, Estados e Municípios, para evitar o colapso sanitário, que já se evidencia em várias cidades brasileiras", diz o texto.

O Cofen ressalta que compete ao governo federal "intensificar esforços para a aquisição de vacinas e insumos necessários para a aplicação, com apoio dos entes federativos".

O conselho também reforça a necessidade de extensão do auxilio emergencial para a população de baixa renda, e adoção de medidas econômicas para a manutenção de empregos e a sustentabilidade de pequenas e médias empresas.

"É necessário que o Ministério da Saúde realize campanha informativa permanente, com medidas de prevenção e controle da covid-19, baseadas em evidências científicas".

O Cofen também pede a ampliação dos leitos em unidades de terapia intensiva, a contratação de recursos humanos e aquisição de insumos que permitam a assistência adequada nas unidades de saúde. "É fundamental a testagem em massa, para melhor controle das transmissões, e a redução da circulação de pessoas". 

Vacinas

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (3) que “já possui contratos alinhados” para a compra da vacina russa Sputnik V e anunciou que serão disponibilizadas em março mais 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pasta também informa que assinou o contrato com o laboratório Precisa Medicamentos/Bharat Biotech, para compra de 20 milhões de doses daa vacina indiana Covaxin. Desse total, 8 milhões já devem estar disponíveis para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ainda este mês.

 

Edição: Leandro Melito