Escrito por: Redação CUT
Operário metalúrgico que começou sua militância política no Partido Comunista Brasileiro em 1972, Lúcio Bellentani faleceu nesta quarta-feira (19)
Nossas homenagens a Lúcio Bellentani
O companheiro Lúcio Bellentani faleceu essa madrugada (19/06), por complicações de saúde. Morava em Jacareí, SP.
Lucio foi um operário metalúrgico e começou sua militância política no Partido Comunista Brasileiro em 1972, atuando na fabrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Foi nesse período que foi seqüestrado e torturado pelos órgãos de repressão da Ditadura Militar que, em cooperação com a direta da empresa, prenderam militantes dentro da fábrica, em seus postos de trabalho.
Em 2015, o Fórum dos trabalhadores por verdade, justiça e reparação, apresentou uma representação assinada pelas dez Centrais Sindicais brasileiras, presidentes de Comissões da Verdade, juristas e militantes de direitos humanos. Finalmente vinha a publico o terrorismo praticado pela Volks há mais de quarenta anos e Lucio, que estava afastado de atividades políticas públicas, retomou seu lugar na luta contra a ditadura e pela defesa dos direitos humanos.
Nos anos 80, Lucio foi a principal liderança da Comissão de Fabrica da Ford Caminhões no Mooca, SP e foi membro da direção da CUT Nacional. Lucio entra para a história como um valente militante das lutas da classe operaria
Companheiro Lucio, PRESENTE!
Vagner Freitas
Presidente da CUT