Escrito por: Redação CUT
O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, está a frente em cinco Estados e no Distrito Federal
O ex-presidente Lula (PT) é líder isolado em intenções de voto para presidente da República em 15 estados, entre eles estão os três maiores colégios eleitorais do país, e em todos os estados do Nordeste, segundo compilado das últimas 27 pesquisas feitas pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), empresa formada em 2021 pelos executivos e estatísticos do antigo Ibope Inteligência.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, com 22,2% do eleitorado nacional, Lula tem 43% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país com 10,4% do eleitorado, Lula tem 42% ante 29% de Bolsonaro.
No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país com 8,2% dos votantes, há empate técnico, mas a vantagem numérica é de Lula, 41% contra 37% de Bolsonaro, numa pesquisa com margem de erro de três pontos percentuais.
Lula também aparece em situação de empate técnico, mas numericamente à frente, em outros três colégios eleitorais
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, está a frente em cinco Estados e no Distrito Federal. E lidera numericamente em mais três Estados onde, conforme as margens de erro, os quadros são de empate técnico.
Apenas no Amapá, que tem 0,4% do eleitorado nacional, há rigoroso empate numérico entre Lula e Bolsonaro: 39% das intenções totais de voto em simulação de primeiro turno para cada.
Dos seis colégios eleitorais liderados por Bolsonaro nas pesquisas Ipec, o maior é Santa Catarina, que concentra 3,5% dos brasileiros aptos a votar. Lá 50% declaram voto em Bolsonaro, o dobro de Lula.
As pesquisas do IPEC mostram que Lula lidera a corrida presidencial nos nove estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).
O melhor desempenho do ex-presidente é no Piauí, onde tem 69% das intenções de voto, ante 15% de Bolsonaro.
Lula também está a frente em três dos sete estados do Norte (Pará e Tocantins) e em um dos três estados da região Sul (Rio Grande do Sul).
Já Bolsonaro, lidera em três dos sete estados do Norte, em duas das quatro unidades da federação do Centro-Oeste e em um dos três estados do Sul. Nesse caso, Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Em Roraima, o presidente registrou maior vantagem, ganhando do candidato do PT por 66% dos votos a 16%.
Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados no Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.
UFs onde Bolsonaro vence
Empate técnico
Com informações dos portais Valor e G1