Escrito por: Redação CUT

Lula é o político mais aprovado do Brasil, aponta pesquisa Ipsos

Já entre os políticos com maior desaprovação, o golpista e ilegítimo Temer lidera a lista negativa mesmo com o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro

Ricardo Stuckert

A perseguição de parte do Poder Judiciário e da mídia conservadora não abalou a aprovação do ex-presidente Lula que se manteve em primeiro lugar no ranking dos políticos mais bem avaliados pelo povo em todo o Brasil.

A nova rodada da pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos mostra que Lula é aprovado por 41% dos brasileiros. Esse é o maior percentual entre todos os políticos avaliados.

O golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) continua liderando o ranking dos desaprovados pelo povo. Apesar da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, que ele considerou um “golpe de mestre”, Temer segue com apenas 94% de desaprovação – apenas 4% aprovam. Os dados foram coletados antes da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), executada com quatro tiros no centro do Rio de Janeiro, no último dia 14.

Outros políticos desaprovados por dois terços ou mais da população são o presidente da Câmara, Rodrigo Maia do DEM, (71%); o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do PSD, com 69%; o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, com 66%; o ex-prefeito Fernando Haddad, do PT, e o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, cada um com 66%.  Nenhum deles tem índice de aprovação superior a 22%.

A desaprovação ao deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) ficou em 60%, dois pontos porcentuais a mais que em fevereiro, e a aprovação se manteve em 24%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um dos nomes com maior taxa de aprovação (41%). Sua desaprovação é de 57%. Não houve alterações significativas no quadro do petista desde fevereiro. A ex-ministra Marina Silva (Rede) tem 30% de aprovação e 59% de desaprovação.