MENU

Lula faz enquete no Twitter sobre a volta, ou não, do horário de verão

67,4% dos que responderam até às 11h55 são0 a favor; 32,6% votaram contra, mas Lula ainda não disse se vai usar o resultado da enquete na sua decisão

Publicado: 08 Novembro, 2022 - 12h04 | Última modificação: 08 Novembro, 2022 - 18h36

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Reprodução
notice

Mais de 2 milhões de pessoas já votaram na enquete que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), colocou em seu perfil no Twitter sobre a volta do horário de verão.

Das 2.085.411 pessoas que votaram até as 11h55 desta terça-feira (8), 67,4% são a favor da volta do horário de verão e 32,6% votaram contra. Mas, Lula não disse se vai usar o resultado da enquete em sua decisão sobre a volta, ou não, do horário de verão, amado por uns e odiado por outros. A enquete termina nesta terça-feira (8).

O horário de verão, extinto no governo do presidente derrotado nas eleições deste ano, Jair Bolsonaro (PL), em geral funcionava entre os meses de outubro e fevereiro e o objetivo era economizar energia.

Defensores citam economia de energia, mais tempo para esportes no espaço público e até que uma hora a mais de luminosidade reduz os riscos de homicídios, roubos e acidentes de trânsito.

Já os opositores, alegam transtornos ao relógio biológico e questões de segurança, especialmente para trabalhadores que precisam sair para trabalhar ainda no escuro.

Na quarta-feira passada (3), o ator Bruno Gagliasso publicou em seu perfil no Twitter um pedido para que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSD), responsável por coordenar a equipe de transição para o governo Lula, incluísse em suas pautas o retorno do horário de verão. “Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito que inclua a volta do horário de verão no plano de transição”, disse o ator, que complementou: “Horário de Verão é o Brasil feliz de novo!”.

Apesar de ter sido instituído em 1931/1932, o horário de verão só passou a ser adotado sem interrupções a partir de 1985. A ideia é aproveitar a iluminação natural nos dias mais longos para poupar energia e reduzir o risco de apagões.

Segundo reportagem do G1, entre as vantagens do horário de verão estão a economia de energia, a hora adicional de sol estimula as pessoas a ficarem mais tempo nas ruas, com impactos positivos no trânsito, nos transportes públicos e na segurança pública e o aumento da possiblidade fazer exercícios físicos ao fim da tarde e aproveitar melhor o espaço público.

Entre as desvantagens, a reportagem cita a  segurança pública, que é vista como ponto de preocupação para os trabalhadores que, durante o período, deixam suas casas ainda antes do nascer do sol e alguns transtornos em rotinas, alteração do relógio biológico, e pesquisas científicas que sugerem que a transição pode causar problemas como falta de atenção, de memória e sono fragmentado.