Escrito por: Redação CUT
Segundo Datafolha, Lula subiu quatro pontos percentuais entre os evangélicos e os eleitores que ganham até 2 salários mínimos
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) mostra que o ex-presidente Lula (PT) subiu quatro pontos percentuais entre os evangélicos e entre os eleitores e eleitoras que ganham até 2 salários mínimos. Além disso, Lula manteve a liderança em Minas Gerais, estado que é considerado um espelho do resultado da eleição nacional. Desde a redemocratização do Brasil (1985), todos os presidentes que venceram em Minas foram eleitos.
O petista também assumiu a liderança da disputa pela Presidência da República na Região Norte do país.
Entre os evangélicos, Lula subiu de 28% para 32% das intenções de voto em relação ao levantamento da semana passada. Seu opositor, Jair Bolsonaro (PL) caiu de 66% para 62%. Brancos, nulos ou os que disseram não votar em candidato algum somaram 4% e não souberam responder, 2%.
Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, Lula subiu cinco pontos percentuais - de 56% para 61% -, enquanto Bolsonaro perdeu 5% das intenções de voto - caiu de 38% para 33% em relação ao levantamento anterior. Os que pretendem votar em branco ou anular são 4% e os indecisos, 3%.
Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país mais de 16 milhões de eleitores (10,41% do eleitorado nacional de amis de 156 milhões de eleitores), Lula tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro. Votos válidos é quando a soma exclui os brancos e nulos, critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para indicar o vencedor da eleição. No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro no Estado por 48,29% dos votos válidos contra 43,60%.
Se considerados todos os votos, brancos nulos e indecisos, no caso da pesquisa, Lula tem 48% das intenções de voto em Minas, contra 43% de Bolsonaro. O total de indecisos é de 3%, e os brancos e nulos, 5%.
A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Região Norte
De acordo com a pesquisa Datafolha, Bolsonaro tinha 50% na Região Norte e Lula 46%. Agora o petista conseguiu 48% e o seu adversário, 47%.
Região Nordeste
No Nordeste, o ex-presidente teve 67% e o ocupante do Planalto 28% das intenções de voto.
Demais regiões
O chefe do Executivo federal ganhou de Lula no Centro-Oeste (53% a 40%), no Sudeste (48% a 44%) e no Sul (58% a 36%).