"Lula, o filho do Brasil"
Sindicalistas lotam cinema para assistir pré-estréia do filme do Lula
Publicado: 04 Dezembro, 2009 - 17h36
Escrito por: Alexandre Gamón - CUT/SP

Obra retrata a história do nordestino que mudou o Brasil
Nesta quinta-feira (3), as 430 pessoas que lotaramas dependências do cinema Marabá, na região central da cidade de São Paulo, se emocionaramao ver parte de suas histórias representadas no filme “Lula, o filho do Brasil”.
Trabalhadores, dirigentes sindicais eautoridades políticas assistiram a trajetória do brasileiro que nasceu napobreza da cidade pernambucana de Caetés e se tornou um dos maiores líderesdesse país.
Os convidados foram recebidos com tapetevermelho e antes da exibição, que iniciou às 21h30, um coquetel foi oferecido nofoyer do recém reformado cine Marabá.
Presente na pré-estreia, o ator Rui Ricardo Diaz, intérprete de Lula, comentouque realizou um laboratório de dois meses no Sindicato dos Metalúrgicos do ABCe conversou com diversos dirigentes para absorver parte da trajetória domovimento Sindical. Ele disse também que durante a filmagem do históricodiscurso de Lula no estádio da Vila Euclides em 1979, foram utilizadosfigurantes sindicalistas.
Diaz classificou duas cenas como as maisdifíceis e representativas. “Cheguei a me emocionar em dois momentos, na cenaem que Lula perde a mulher e o filho, e principalmente na Assembléia da VilaEuclides”.
O ator aproveitou para rebater os críticosque acusam o filme de eleitoreiro. “Lula não é candidato a nada e não precisado filme para fazer campanha para sucessor, ao contrário é o filme que precisada popularidade do presidente para ser campeão de bilheteria”.
Presidente nacional da CUT, Artur Henrique,destacou a referência que a obra faz à figura do homem comum guiado pela lutapor um Brasil democrático. “A grande importância do filme é revelar o homem que,como milhares de outros brasileiros, deixa suas origens em busca de melhorescondições de vida e passa a lutar não apenas por si, mas por um País justopara todos os brasileiros. Isso se reflete na convicção do presidente Lula deque a inclusão é o melhor caminho para o desenvolvimento”, afirmou.
O metalúrgico e presidente da CUT/SP, Adidos Santos Lima, acompanhou a pré-estreia e ressaltou a importância deLula para o movimento sindical. “Lula é fundador da Central Única dosTrabalhadores e não fosse a resistência dele e de nossos militantes nãoteríamos o sindicalismo representativo e combativo que temos hoje”, acredita.
Obra retrata a história do nordestino que mudou o Brasil O diretor e cineasta Fábio Barreto, queapresentou a exibição, se baseou no livro “Lula, o filho do Brasil” de DeniseParaná para produzir o roteiro. Barreto teve contato com a obra em 2003, e deimediato vislumbrou a possibilidade de trazer essa história de luta tipicamentebrasileira para a tela do cinema. “Da idéia ao término da produção foram seisanos, nunca pensei em desistir por conta de preconceito e resistência no quetange a patrocínio por parte de setores da direita no país. Essa é uma históriade um homem que supera todas as adversidades, portanto um retrato do povobrasileiro”.
O diretor revelou que demorou seis mesespara convencer as distribuidoras a fazer uma parceria com a CUT e demaisCentrais Sindicais para divulgar o filme junto a seus sindicatos filiados.“Talvez por falta de conhecimento as distribuidoras ofereceram uma certaresistência em fechar um acordo com as Centrais, mas quando eles perceberam queisso envolveria o conjunto da verdadeira classe trabalhadora por meio depessoas que viveram essa história, concordaram e apostaram no sucesso”.
Trabalhador sindicalizado tem desconto em ingresso – Os trabalhadores sindicalizados já podemadquirir ingressos para o filme “Lula, o filho do Brasil” pelo preço simbólicode R$ 5.
Basta apresentar a carteirinha que comprove a filiação a qualquersindicato do País nas bilheterias das redes Cinemark, UCI e Grupo SeverianoRibeiro. A promoção é válida até o dia 31 dezembro.
No ato da compra, o trabalhador deverá escolher data e hora dasessão pretendida, observando o período da exibição (entre 1º e 7 de janeiro de2010).
Para consultar dias e horários da apresentação do filme, consulteos sites www.cinemark.com.br , www.ucicinemas.com.br e www.severianoribeiro.com.br .
Mais desconto – Já a partir do dia 15 de janeiro de 2010, os sindicalizadospoderão adquirir um ingresso com 50% de desconto, mediante a apresentação deuma carteirinha que comprove a filiação e um documento com foto nos cinemascitados acima.