Escrito por: CUT-RS

Lula, Olívio Dutra e Edegar Pretto avançam no RS, segundo pesquisa Ipec

As disputas pela presidência da República e pelo Senado estão acirradas, com vantagem para os candidatos do PT. Já a disputa para o governo do estado pode ir para o 2º turno com subida de 5 pontos do petista

Reprodução

Às vésperas do primeiro turno, no próximo domingo (2), aumentaram as intenções de voto nos candidatos do PT nas eleições majoritárias no Rio Grande do Sul, segundo pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada nesta segunda-feira (26).

A disputa pela presidência da República está acirrada, com vantagem para o ex-presidente Lula, que avançou e lidera as intenções de voto, com 41%, um ponto a mais do que a pesquisa anterior realizada no último dia 16. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, perdeu dois pontos, de 39% para 37%.

Em terceiro lugar está o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 5% das intenções de voto (tinha 6%); a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem 5%, dois pontos a mais que a pesquisa anterior. Os demais candidatos não passaram de 1% ou não pontuaram.

- 4% pretendem votar em branco ou nulo e 6% não sabem ou não responderam.

Disputa pelo Senado

O ex-governador Olívio Dutra, candidato ao Senado, disparou e está isolado em primeiro lugar, com 30% das intenções de voto, dois pontos a mais do que na pesquisa anterior.

Atrás dele estão a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), que caiu um ponto, de 25% para 24%; e o general e vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que oscilou dois pontos para cima, de 19% para 21%.

Na sequência estão Comandante Nádia (PP), 3%, Professor Nado (Avante), 2%. Os demais não conseguiram alcançar 2% ou não pontuaram.

- 6% pretendem votar em branco ou nulo e 11% ainda não definiram seu voto.

Governo do Estado

O deputado estadual Edegar Pretto, candidato ao governo do estado, subiu 5 pontos em relação ao levantamento anterior, foi de 10% para 15% e pode levar a disputa para o segundo turno das eleições.

O ex-governador Eduardo Leite, que renunciou em março e fracassou na tentativa de ser candidato a presidente, manteve a liderança da pesquisa com o mesmo percentual de 38%. O ex-ministro de Bolsonaro e deputado federal Onyx Lorenzoni perdeu um ponto e está com 25% das intenções de voto.

O senador Luís Carlos Heinze (PP) permanece na quarta posição com os mesmos 4%, enquanto Roberto Argenta (PSC), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) somaram 1% cada. Carlos Messalla (PCB) e Cesar Augusto (PCO) não pontuaram.

- 4% pretendem votar em branco ou anular e 8% não souberam e ou não quiseram responder. 

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Ipec foi encomendada pelo Grupo RBS e ouviu 1.808 mil pessoas, em 85 municípios do Rio Grande do Sul, entre 23 e 25 de setembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no TRE/RS sob o número RS-04810/2022.

Sobre o instituto

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos.

Com informações do jornal Zero Hora.