Escrito por: Redação CUT
Cristiano Zanin Martins visita ex-presidente, que diz confiar na Justiça para reverter prisão política. No Congresso, dia foi de apelos a ministros do STF para fazer justiça e pacificar o país
O ex-presidente Lula está bem. A informação é do advogado de defesa Cristiano Zanin Martins, que gravou um vídeo depois de encontrar Lula na sede da Polícia Federal, em Curitiba, nesta segunda-feira (9).
"Ele está bem, está lendo bastante, está bastante feliz pela vitória do Corinthians", informou Zanin. Lula assistiu à final do Campeonato Paulista realizada neste domingo (8), quando o Corinthians venceu o Palmeiras e sagrou-se bicampeão.
Zanin Martins reiterou que não há nenhum motivo para que o ex-presidente esteja nessa condição, que Lula se considera um preso político e espera reverter a ordem de prisão e a condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro, no caso do tríplex do Guarujá.
"Ele espera reverter brevemente não só esta ordem de prisão, mas também a própria condenação imposta a ele de forma injusta e ilegal. Lula disse confiar na Justiça. E espera que os recursos que temos apresentado sejam brevemente julgados e possam reverter toda esta situção", disse o advogado.
No primeiro dia após Lula cumprir a ordem da Justiça, parlamentares como, os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), cobraram do Supremo Tribunal Federal (STF) que coloque em pauta as ações que tratam da prisão após segunda instância. Na Câmara, o presidente, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que se o Supremo não se mexer, a Casa pode iniciar a tramitação de proposta referente à questão.
No mundo jurídico, a expectativa é de que o ministro Marco Aurélio de Mello julgue a última liminar relacionada ao tema nesta quarta-feira (11). Também que seja ajuizado amanhã (10), pela defesa de Lula, agravo ao habeas corpus rejeitado pelo ministro Edson Fachin, no STF, no sábado.
Os advogados irão protocolar também nesta terça-feira (10) os chamados embargos dos embargos, novos recursos contra o julgamento do ex-presidente, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).