Escrito por: RBA
Advogados do ex-presidente passaram a madrugada em negociações com a Polícia Federal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá neste sabado (7) determinação da Justiça e irá à sede da Polícia Federal em São Paulo, depois do ato religioso realizado a partir das 9h30 no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em homenagem a sua mulher, Marisa Letícia, que completaria 68 anos hoje se estivesse viva. A previsão de chegada de Lula a Curitiba é por volta das 17h.
Os advogados de defesa negociaram a ida de Lula com a Polícia Federal durante a madrugada deste sábado. A linha de negociação que se consolidou é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apresenta à PF em Curitiba, nem se entrega, nem se rende, nem vai resistir à prisão.
Pesou na decisão de Lula, de sua assessoria jurídica e de seus familiares o risco de que fosse decretada uma prisão preventiva, o que implicaria em uma detenção por período imprevisível e prejudicaria o julgamento da inconstitucionalidade da prisão após segunda instância.
Nas negociações, a PF não abriu mão de que a apresentação do ex-presidente fosse neste sábado. Apesar de não ter cumprido a ordem de apresentação à PF de Curitiba até às 17h desta sexta (6), como havia sido decretado pelo juiz Sergio Moro, Lula não é considerado foragido, visto que está desde quinta-feira na sede do sindicato, em local público, em ato de resistência e cercado de apoiadores.
O Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia divulgou nota na manhã deste sábado, em que apresenta detalhes da celebração no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC:
Lula novamente recebeu centenas de pessoas na noite de ontem. Companheiros e companheiras de todo país vieram prestar solidariedade. Hoje acordou disposto e tomou café da manhã com a família.
2. A partir das 9h30 será realizada uma missa em homenagem à companheira Marisa Letícia, a militante que fez a primeira bandeira do PT e que lutou ao lado de Lula por um Brasil e um mundo justos e igualitários durante 43 anos.
3. Após a missa teremos um espetáculo musical com grandes artistas que também são lutadores do povo brasileiro: Leci Brandão, Maria Gadú, Flávio Renegado, Tulipa Ruiz, Xênia França, Aíla, Thaíde, Rico Dalasam, Fioti, Eduardo Brechó e outros.
4. Ainda na sexta-feira (6), parlamentares e líderes políticos e sindicais argentinos cobraram do governo Maurício Macri a convocação extraordinária, em caráter de urgência, da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para discutir a crise no Brasil, diante da ruptura da cláusula democrática do órgão com o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva baseado em um processo fraudulento e sem que lhe seja garantido o amplo direito à defesa.
5. Uma delegação de parlamentares e dirigentes sindicais da Argentina chegará ainda nesta manhã a São Bernardo do Campo para prestar solidariedade e reforçar a defesa da democracia e de Lula.
6. A Rede Globo, maior inimiga da democracia brasileira desde que foi criada em 1965, embora fale sempre em legalidade como se fosse um bastião do respeito às leis, tem usado reiteradamente – sem autorização prévia e/ou sem dar os devidos créditos – em suas transmissões, especialmente no canal Globo News, imagens geradas pela TV dos Trabalhadores (TVT) e por veículos da imprensa alternativa, como Jornalistas Livres e Mídia Ninja.
Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia