Lula tem 44% das intenções de voto e Bolsonaro 30%, diz nova pesquisa Ipespe
Se disputa for para o segundo turno, Lula vence com 53% dos votos, contra 33% de Bolsonaro, cujo governo que bate recorde em desaprovação (63%)
Publicado: 06 Abril, 2022 - 10h48 | Última modificação: 06 Abril, 2022 - 17h20
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz
O ex-presidente Lula, o melhor presidente que o país já teve para 46% dos brasileiros, mantém a liderança no primeiro turno das eleições para a Presidência da República deste ano e vence todos os candidatos se a disputa for para o segundo turno, de acordo com pesquisa Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (6).
A pesquisa estimulada – quando os entrevistados recebem uma ficha com os nomes dos candidatos – indicou Lula com 44% das intenções de voto no primeiro turno, 14% a mais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 30% das intenções.
Na sequência aparecem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%; o ex-governador de São Paulo, que renunciou ao cargo para concorrer à presidência da República, João Doria (PSDB), com 3%; a senadora Simone Tebet (MDB-MS), tem 2%; e o deputado federal André Janones (Avante-MG), 1%.
Os demais candidatos não pontuaram. São eles: o empresário José Maria Eymael (Democracia Cristã), Fernando d’Avila (Novo) e Vera Lúcia Pereira Da Silva Salgado (PSTU).
Outros 9% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum candidato, em branco ou nulo. E 3% ainda não sabem.
Segundo turno
Simulações de segundo turno também indicam vitória de Lula, com 53% dos votos, contra 33% de Bolsonaro. Neste cenário, 14% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, disseram que não votariam em nenhum candidato, anulariam ou votariam em branco.
Uma segunda simulação indicou Lula com 52%, Ciro com 25%. Neste cenário, 23% não souberam, não quiseram responder/disseram que não votariam em nenhum, anulariam ou votariam em branco.
O terceiro cenário simulado indica Lula com 55%, Doria com 20% e 25%, mais do que as intenções de voto no ex-governador, não souberam, não quiseram responder/disseram que não votariam em nenhum, anulariam ou votariam em branco.
Desaprovação ao governo Bolsonaro
A pesquisa Ipespe também revelou que a desaprovação ao governo Bolsonaro disparou para 63%. Outros 33% aprovam e 4% não souberam ou não quiseram responder.
63% também é o percentual dos que afirmam que a economia brasileira segue no caminho errado.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 02 a 05 de abril de 2022.
1.000 pessoas com mais de 16 anos foram entrevistados, em todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018.
As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE.
A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03874/2022.