Escrito por: Redação CUT
O percentual indica vitória no primeiro turno da eleição, no dia 2 de outubro
O ex-presidente Lula (PT) tem 50% dos votos válidos e pode vencer a disputa pela presidência da República no primeiro turno da eleição, no dia 2 de outubro, segundo o agregador de pesquisas do o Estadão, atualizado nesta segunda-feira (19) após divulgação da pesquisa telefônica FSB/BTG, que revelou o petista com 44% das intenções de voto, três a mais do que na semana passada.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece em segundo lugar, com 37%.
Confira:
O que sigfnifica votos válidos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como votos válidos os votos efetivados pelos eleitores, ou seja, aqueles que não foram em branco ou anulados.
Na hora de definir o candidato eleito, o TSE soma apenas os válidos e desconsidera os demais. Vence o candidato que tiver 50% mais 1 dos votos.
Como funciona o agregador de pesquisas
De acordo com o jornal, o agregador de pesquisas não se limita a somar os resultados e os dividir pelo número de pesquisas. "O agregador controla diversos parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos para impedir que números destoantes ou desatualizados puxem um dos concorrentes para cima ou para baixo".
"Nosso modelo considera que, na média, as pesquisas presenciais são mais precisas ao atribuir a taxa de intenção de votos de cada candidato. Por outro lado, as pesquisas telefônicas são feitas com maior frequência e podem captar melhor eventuais mudanças de tendência", explica ainda o jornal.
O jornal explica que a forma como os dados são coletados tem influência significativa nos resultados.
- Na média, pesquisas telefônicas tendem a subestimar a taxa de intenção de votos no ex-presidente Lula e a superestimar a de Bolsonaro.
- É possível que isso aconteça porque sondagens feitas por telefone tenham mais dificuldades de aferir a opinião dos mais pobres - segmento em que o petista se sai melhor.
- A ferramenta usa dados dos levantamentos de 14 empresas, considerando suas peculiaridades metodológicas, para calcular a Média Estadão Dados - o cenário mais provável da disputa a cada dia, de acordo com nosso modelo.
- A série histórica do agregador tem dados divulgados pelas seguintes empresas: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data.
- As seis primeiras fazem pesquisas presenciais, ou seja, seus entrevistadores abordam as pessoas face a face, na rua ou em suas casas.
- As sete últimas promovem sondagens por telefone. O MDA usa os dois métodos.