MENU

Lula tem 52% dos votos válidos, segundo Agregador de pesquisas do Estadão

Para vencer, candidato tem de ter 50% mais 1 dos votos válidos, critério usado pelo TSE para definir o candidato eleito

Publicado: 26 Setembro, 2022 - 10h19 | Última modificação: 26 Setembro, 2022 - 10h28

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Reprodução
notice

O ex-presidente Lula (PT) tem 52% dos votos válidos, contra 36% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, segundo o agregador de pesquisas eleitoral do Estadão Dados, que atualizou a ferramenta após a divulgação da pesquisa FSB, nesta segunda-feira (26). A FSB mostra crescimento do petista e estagnação do atual presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como votos válidos os votos efetivados pelos eleitores, ou seja, os que não são brancos nem nulos. Vence o candidato que alcançar 50% mais 1 dos votos.

De acordo com a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, na soma geral, incluindo brancos e nulos, Lula tem 47% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro.

O agregador de pesquisas do Estadão mostra o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses.

A base são as pesquisas  presenciais, como as da Datafolha e Ipec, empresas que consideramos o “padrão ouro” por sua tradição e metodologia; e as telefônicas, que não costumam atingir os eleitores mais pobres, como é o caso da FSB.

O agregador automaticamente reduz o peso de pesquisas que mostram resultados muito distantes da média geral ou da média de Datafolha e Ipec.

A Média Estadão Dados, explica o portal, considera no cálculo itens como as linhas de tendência de cada candidato (se estão estáveis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua “idade” (a data de realização) e metodologia – eles consideram que, na média os resultados são mais precisos quando os eleitores são entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone.

Os gráficos do agregador mostram 98 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos últimos seis meses, mas nem todas são consideradas nos cálculos.

Atualmente, entram na Média Estadão Dados os números das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos últimos 11 dias.