Lula tem 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro, segundo pesquisa Quaest
Nos votos totais, somados também brancos, nulos e indecisos, placar está em 48% a 42% para Lula. Aumentou a rejeição a Bolsonaro
Publicado: 26 Outubro, 2022 - 10h22 | Última modificação: 26 Outubro, 2022 - 18h57
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz
O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 53% dos votos válidos, contra 47% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26), que apontou também aumento da rejeição ao atual presi0dente.
A soma apenas dos votos válidos, que exclui brancos e nulos, é o critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para indicar o vencedor da eleição.
Se considerados os votos totais, incluindo os brancos, nulos e indecisos, também somados no caso de pesquisas, Lula oscilou um ponto porcentual para cima em relação a pesquisa de 19 de outubro e alcançou 48% das intenções de voto. Já Bolsonaro permaneceu com o mesmo número, 42%.
Outros 5% dos eleitores declararam que votarão branco ou nulo e 5% não sabem.
Onde Lula tem mais intenções de voto
. Nordeste
Nos nove estados do Nordeste, a vantagem de Lula (46%) em relação ao atual presidente, é maior do que nas pesquisas publicadas após o primeiro turno.
69% dos nordestinos declararam intenção de votar em Lula, contra 23% que disseram que vão votar em Bolsonaro.
. Sudeste
Na Região Sudeste, que abriga os três maiores colégios eleitorais do País – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro -, Lula (43%) e Bolsonaro (46%) estão tecnicamente empatados.
Onde Bolsonaro tem mais votos
Na Região Sul, Bolsonaro tem 61% das intenções de voto contra 29% de Lula.
Rejeição a Bolsonaro
A pesquisa Quaest, realizada após o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), aliado de primeira hora de Bolsonaro, jogar granadas e dar 50 tiros de fuzil nos agentes da Polícia Federal que foram prendê-lo no domingo (23), revela aumento da rejeição ao presidente, que indicava uma tendência de queda há pelo menos quatro levantamentos.
O presidente oscilou três pontos para cima e continua liderando o índice com 49% da reprovação ante 43% de Lula, que manteve o mesmo número.
40% dos brasileiros avaliam o governo atual negativamente. 35% acreditam que o atual mandatário faz uma boa gestão e 23% dizem que a condução do Executivo é regular.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Quaest, contratada pela Genial, entrevistou presencialmente 2 mil eleitores entre os dias 23 e 25 de outubro em 123 municípios.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
O registro na Justiça Eleitoral é BR-00470/2022.