Escrito por: Redação CUT
Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um
O ex-presidente Lula (PT) tem 48% das intenções de voto no primeiro turno das eleições deste ano, 21 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 27%, segundo dados da nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgados na noite desta quinta-feira (26). A eleição será em 2 de outubro e um eventual segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.
Ainda de acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje Lula venceria no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, ante 30% de Bolsonaro. O percentual de votos válidos, que exclui brancos e nulos, é o considerado pela Justiça Eleitoral para declarar o resultado final. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um.
Em um eventual segundo turno, Lula dispararia para 58% dos votos, vantagem de 25 pontos percentuais sobre Bolsonaro, que chegaria a 33%. Votariam em branco ou nulo 8% e 1% responderem que não sabem.
Recortes mostram Lula muito longe de Bolsonaro
O detalhamento do cenário estimulado (quando o eleitor pode olhar um cartão com os nomes dos candidatos) de primeiro turno, que mostra Lula com 48% das intenções de voto e Bolsonaro com 27%, mostra ainda que Lula disparou mais ainda no Nordeste, entre os jovens, católicos, negros e mulheres.
Confira:
- No Nordeste, Lula tem 62% das intenções de voto, contra 17% de Bolsonaro;
- entre os eleitores que se declaram pretos, Lula também está muito a frente (57% a 23%);
- entrre os católicos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 23%;
- entre os desempregados, Lula alcança 57% contra apenas 16% de Bolsonaro;
- entre os jovens de 16 a 24 anos, Lula aparece com 58%. Bolsonaro tem 21%;
- entre as pessoas com ensino fundamental, Lula tem 57% contra 21% de Bolsonaro;
- entre os entrevistados com renda familiar de até dois salários, Lula tem 56% contra 20% de Bolsonaro.
- entre as mulheres, Lula também tem mais intenções de voto (49%). Bolsonaro tem 23%.
Percentuais de intenções de voto dos demais candidatos no 1º turno
Na simulação estimulada de primeiro turno, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), tem 7% das intenções de voto.
Na sequência surgem o deputado André Janones (Avante), com 2%; a senadora Simone Tebet (MDB), também com 2%; Pablo Marçal (Pros), com 1%; Vera Lúcia (PSTU), também com 1%.
Não pontuaram: Felipe d'Avila (Novo) 0; Sofia Manzano (PCB) 0; Leonardo Péricles (UP) 0; Eymael (Democracia Cristã) 0; Luciano Bivar (União Brasil) 0; General Santos Cruz (Podemos) 0.
Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Datafolha foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26).
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.