Clara fala em sua obra sobre como conheceu Lula, ainda na década de 1970, e sobre os caminhos que trilharam juntos em prol da liberdade, da autonomia sindical e contra as leis de arrocho salarial. Também aborda as articulações que levaram à Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), à fundação do PT e da CUT.
Longa espera
Por sua vez, a cineasta e diretora artística Luciana Sérvulo aguardou 20 anos para o lançamento do seu trabalho. Em Bastidores da Vitória, ela registra o clima dos primeiros momentos da primeira vitória de Lula numa eleição presidencial, em 2002.
Luciana também foi responsável pela produção do espetáculo A Farsa – o enredo tragicômico de um golpe, de 2016, apresentado no Circo Voador, no Rio. A mistura de show musical com esquetes teatrais e vídeos denunciava as ameaças à democracia no Brasil e pedia a volta da ex-presidenta Dilma Rousseff, que havia sido vítima do golpe do impeachment pouco antes.
O lançamento das obras terá transmissão ao vivo, a partir das 17h30, pelos canais da TVT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no YouTube, e também pelo Facebook.