Escrito por: Redação CUT/Texto: André Accarini

Mais de 200 artistas, juristas e políticos já declararam apoio a Lula. Veja quem são

Mobilização em torno da candidatura do ex-presidente inclui antigos adversários políticos e centenas de artistas e personalidades, que consideram o petista o único capaz de salvar e reconstruir o Brasil

reprodução redes sociais/Joaquim Barbosa por Nelson Jr (SCO/STF)

Cresce a cada dia o movimento de apoio ao ex-presidente Lula (PT), candidato mais cotado a assumir a presidência da República, em 2023, segundo todas as pesquisas de intenções de voto. 

Mas de 200 artistas, políticos, juristas, esportistas personalidades influentes na sociedade brasileira já se manifestaram publicamente a favor da eleição de Lula, declarando votos em vídeos e textos postados em redes sociais. Até ator norte-americano postou que quer o petista eleito. Veja abaixo a lista completa. 

Economistas ligados a instituições liberais do Brasil e do exterior, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), também publicaram documento defendendo o voto útil em Lula, segundo o Valor. Declararam que o candidato é a única liderança capaz de “derrotar o atraso do atual governo”.

“Viabilizar a sua vitória em primeiro turno nos parece a resposta mais contundente, segura e efetiva de proteção à democracia no Brasil, aumentando assim o compromisso do futuro governo com políticas que unifiquem o país", disse Otaviano Canuto, ex-FMI e Banco Mundial, um dos signatários do documento.

Para todas essas pessoas, Lula é o único candidato capaz de derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, e conduzir o país rumo ao desenvolvimento sustentável com justiça social e distribuição de renda. Parlamentares da Europa e dos Estados Unidos pensam o mesmo e também declararam apoio a Lula.

A manutenção e o fortalecimento da democracia, o combate à fome e à miséria são outros fortes argumentos usados por todos que defendem o voto útil em Lula.

Leia mais: Vira voto: Artistas lançam música pelo voto útil em Lula; assista o vídeo

Em muitas mensagens postadas nas redes sociais o apoio vem acompanhado do gesto que se tornou uma espécie de palavra de ordem nessas eleições, o “L”, na mão, formado pelos dedos indicado e polegar.

Confira quem declarou apoio e voto em Lula

Um dos maiores nomes da música brasileira, o sambista Diogo Nogueira, declarou apoio a Lula nas redes. “É preciso uma mudança que. Votar é um direito e neste momento é um dever. Independentemente de qualquer coisa, antes de ser artista sou um cidadão brasileiro e meu voto é pela democracia, liberdade, respeito e menos ódio”, disse. 

Zeca Pagodinho, outro grande nome da música brasileira, preferiu uma mensagem simples e direta e com o bom humor característico do cantor. Pelo Instagram ele faz o símbolo do “L”, de Lula, e sorri para a câmera. Na legenda, a frase: “No domingo, já sabem, né?”

 

     Ver essa foto no Instagram           

Uma publicação compartilhada por Zeca Pagodinho (@zecapagodinho)

 

O músico icônico Roger Waters autor da classe obra “The Wall” (disco de 1979 da banda inglesa Pink Floyd), declarou apoio a Lula via web em um evento promovido em favor do ex-presidente.

O Lula é candidato à presidência e ele deve ter nosso apoio, porque ele já esteve nessa posição, é um candidato verdadeiro e confiável para as pessoas do Brasil - Roger Waters

Conhecido pela atuação em vários filmes de Holywood, como o herói Hulk, Mark Ruffalo, que também é ativista pelo meio-ambiente e causas sociais, nas redes, declarou apoio a Lula.

O líder que está mais bem posicionando na missão de proteger a Floresta Amazônica é Lula. Então estou humildemente pedindo que considerem isso para meus filhos, seus filhos e as futuras gerações quando você for votar. É simples assim. Desejo o bem para vocês, independente da sua posição política, e desejo amor e respeito daqui dos Estados Unidos- Mark Ruffalo

Há ainda artistas que não declararam abertamente, mas seus posicionamentos indicam ‘em qual time jogam’. É o caso de Ivete Sangalo que em seu show no Rock Rio mandou dois recados ao público. “"Deus não acredita em violência, acredita no amor" e "não precisamos de armas, precisamos de amor". Deus e armas são bandeiras da campanha de Jair Bolsonaro.

 

No meio jurídico, visto como fundamental, o apoio do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, se deu por uma série de vídeos gravados para as redes sociais.

 

Veja lista completa dos apoios ao ex-presidente Lula

 

No esporte, grandes nomes também já se posicionaram

No meio jurídico:

Outras personalidades do meio político, ex-ministros, economistas e diplomatas também já declararam apoio ao ex-presidente Lula: