Manifestantes ocupam parte da sede da ANP em protesto contra leilão de petróleo e gás

Publicado: 27 Novembro, 2007 - 18h29

Cerca de 200 petroleiros e trabalhadores rurais sem terra ocuparam hoje (27) de manhã o hall de entrada do prédio onde funciona a Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP), no centro da cidade. Eles protestam contra a realização da nona rodada do leilão de petróleo e gás, hoje (27) e amanhã (28), em um hotel na Barra da Tijuca.

Além de gritar palavras de ordem, os manifestantes agitam bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de centrais sindicais. A manifestação é acompanhada de perto pela Polícia Militar e por agentes da Polícia Federal.

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Petroleiros no Rio de Janeiro, Emanuel Cancella, os manifestantes pretendem permanecer no local até o que o diretor presidente da ANP, Haroldo Lima, os receba. "Nossa manifestação é pacífica, mas queremos o cancelamento da nona rodada do leilão e a revisão de todas as áreas já entregues às multinacionais nos leilões anteriores, pois elas representam metade das áreas com potencial petrolífero no Brasil."

A assessoria de imprensa da ANP informou, por telefone, que toda a direção do órgão estava acompanhando o leilão, na Barra da Tijuca, e que ainda não havia uma posição sobre a ocupação.