Marchas antifascistas e antirracistas no RS exigem democracia e Fora Bolsonaro
Houve também manifestações em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul
Publicado: 08 Junho, 2020 - 09h25
Escrito por: CUT - RS
Apesar do frio, milhares de pessoas tomaram as ruas do Centro Histórico de Porto Alegre, no início da tarde deste domingo (7), e protestaram contra o fascismo e o racismo, e em defesa da democracia. Na sua maioria jovens, usando máscaras e mantendo um distanciamento, gritaram “fora Bolsonaro”. Houve também manifestações em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul, como Pelotas e Novo Hamburgo.
Além de torcidas organizadas e movimentos antifascistas, a marcha na capital gaúcha que partiu da Esquina Democrática foi reforçada por integrantes do ato "Vidas Negras Importam", que foi realizado na Praça do Tambor. A caminhada seguiu pela Rua Riachuelo até a Orla do Guaíba, entrou na Avenida Washington Luiz e terminou no Largo Zumbi dos Palmares.
Um forte aparato de segurança foi montado pela Brigada Militar e isolou a área onde fica localizado o Comando Militar do Sul, onde foram realizados protestos semelhantes nos últimos três domingos, porém com número bem menor de manifestantes.
O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, participou da marcha que recebeu o apoio de vários moradores que se manifestavam nas janelas dos apartamentos contra Bolsonaro.
CUT em Pelotas
“Temos que voltar às ruas, com toda a proteção à vida, respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e exigir o afastamento do Bolsonaro, pois com o descaso que ele demonstra no combate à pandemia do coronavírus é um perigo para a vida do povo brasileiro”, destacou Amarildo.
Assista à reportagem da TVT
Assista ao vídeo da marcha em Porto Alegre