Escrito por: Gibran Mendes

Márcio Kieller é o novo presidente da CUT Paraná

14º CECUT Lula Livre definiu a nova direção da central que terá como missão a defesa dos direitos da classe trabalhadora

Gibran Mendes

O bancário Márcio Kieller foi eleito, neste sábado (27), por unanimidade para a presidência da CUT Paraná pelos próximos quatro anos. A vice-presidência ficará com o petroleiro Mário Dal Zot, a secretaria-geral com Vera Pedroso do Sidaen e o trabalhador da agricultura familiar, Neveraldo Oliboni o secretário de finanças da entidade. 

Ao todo, 135 delegadas e 108 delegados participaram do 14º CECUT Lula Livre que definiu a nova direção e o plano de lutas que norterá as principais demandas da central até 2023. Eles representaram 72 entidades de 14 ramos diferentes, além de cinco oposições sindicais presentes no congresso. 

“Nós estamos nos preparando para esta tarefa há muito tempo. Temos compromisso com a luta e com o desenvolvimento social porque temos a obrigação por nossos filhos de continuar lutando e deixar para eles um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, afirmou o novo presidente da Central no Paraná. 

Kieller destacou que a nova gestão terá dois compromissos fundamentais. “O primeiro é olhar para dentro da central, das suas federações e sindicatos. O olhar externo que é o olhar da resistência que alcança vitórias e conquistas, mas ainda tem um caminho muito duro pela frente. Só com organização, determinação, aprofundando as relações com os movimentos sociais, dialogando com a sociedade para construir a concepção de sociedade que queremos. Temos que levar esse compromisso”, afirmou. 

O vice-presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, destacou a importância do Estado neste momento histórico. “É uma disputa ideológica que fazemos, daqui do Paraná para o Brasil inteiro, de quem defende uma sociedade justa, libertária, democrática e que respeita os cidadãos e quem defende o fascismo e a perseguição aos homens e mulheres e a destruição do Brasil, como propõem o Moro, o Dallagnol e o Presidente da República”, afirmou. 

Gibran Mendes

Freitas ainda destacou a renovação que ocorre a partir das trocas de gestão na central. “Quero reforçar que elegemos a nova direção da CUT e da CUT Paraná. Os trabalhadores não são os mesmo que eram quando nós fundamos a CUT. Também não são mais os mesmos que eram há quatro anos. A direção tem a obrigação de construir uma representação da CUT para todos e todas os trabalhadores do Brasil, estejam eles onde estiverem. Nos seus locais de moradia, de trabalho e toda forma reconstrução que o capitalismo fez da força de trabalho”, completou. 

Membra da direção da CUT e vice-presidenta da CNTE, Marlei Fernandes, também destacou o momento histórico. “ É um período que exige coragem e nós temos coragem suficiente para conduzir a classe trabalhadora neste desafio e neste período histórico para reconquistar, na América Latina, amanhã na Argentina e no Uruguai e no Brasil, em um período mais curto, retomar a democracia e nossa história de classe trabalhadora e conduzir nosso país a um processo amplo, de distribuição de renda”, destacou. 

Marlei ainda enfatizou o papel da direção que encerrou seu mandato no 14º CECUT Lula Livre. “Quero dizer que os que saem hoje da direção cumpriram sua tarefa e seu trabalho. Quero fazer destaque para a Regina que foi presidenta nas últimas duas gestões e que continua caminhando conosco neste período”, finalizou. 

Veja as imagens do 14º CECUT Lula Livre clicando aqui. 

 

Confira a nova direção da CUT Paraná:

 

Presidente

Márcio Mauri Kieller Gonçalves 

Vice Presidente

Mario Alberto Dal Zot

Secretária Geral

Vera Lucia Pedroso Nogueira

Secretário de Administração e Finanças

Neveraldo da Silva Oliboni

Secretário de Assuntos Jurídicos

Daniel Keller Mittelbach

Secretário de Comunicação

Vandré Alexandre Benedito da Silva

Secretário de Cultura

Boanerges Zulmires Elias Neto

Secretária de Formação

Aparecida Reis Barbosa

Secretária de Juventude

Josenilda da Cruz Ferreira

Secretário de Relações do Trabalho

José de Oliveira Lima

Secretária da Mulher Trabalhadora

Eunice Tieko Miyamoto

Secretária de Saúde do Trabalhador

Caroline Recalcatti

Secretário de Meio Ambiente

Jefferson Leandro Gomes Palhão

Secretária de Mobilização e Movimentos Sociais

Tais Adams Gramowski

Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Julia Maria Morais

Secretário de Combate ao Racismo

Luiz Carlos dos Santos

Secretária de Organização e Política Sindical

Simone Regina Checchi

Diretora Executiva

Diana Cristina de Abreu

 

DIREÇÃO ESTADUAL EFETIVA

Marcia Aparecida de Oliveira Neves

Rose Mari Gomes

Elizabeth Waleski de Freitas Piccinini

Clarice da Silva Weisheimer

Ademir Vidolin

Jorge Ferreira

Leonice Cazarin de Mattos Silva

Jose Carlos da Costa

Nilton Ferreira Brandão

Benedita Isabel dos Santos

Alessandra Leite Magno da Silva

Kathleen Schmidlin Marczynski

Cleiton Costa Denez

José Olivir de Freitas Junior

Samia Leiza Alves Dornelles

Marlei Fernandes de Carvalho

Alfeo Luiz Capellari

Silvana Prestes Rodacoswiski

 

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Vera Lucia Cecchin Dapont

 

DIREÇÃO NACIONAL

Isabel Cristina Gonçalves