Marrocos é a primeira seleção da África em uma semifinal de Copa do Mundo
Seleção marroquina entra em campo nesta quarta para disputar contra a França um vaga na final da Copa do Qatar. Confira os próximos jogos
Publicado: 12 Dezembro, 2022 - 11h17 | Última modificação: 12 Dezembro, 2022 - 17h58
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz
O continente africano nunca havia colocado um representante entre os quatro primeiros colocados de uma Copa do Mundo até sábado (10), quando a seleção do Marrocos derrotou a de Portugal por 1 a 0 e avançou para as semifinais do Mundial de 2022, no Qatar.
A próxima partida do time, que já está entre os quatro melhores do planeta, será nesta quarta-feira (14), às 16h, no estádio Al Bayt, em Al Khor, contra a França, que derrotou a Inglaterra por 2 a 1, também no sábado.
A primeira partida da semifinal da Copa, entre Argentina e Croácia, será realizada nesta terça-feira (13), às 16h, no Lusail Stadium. Os croatas eliminaram a seleção brasileira nas quartas de final, enquanto os argentinos venceram a Holanda. Os dois jogos terminaram empatados no tempo normal e no tempo extra. As disputas foram decididas nos pênaltis.
A força do Marrocos
Com apenas um gol sofrido em cinco partidas na competição, o time marroquino mostrou força para a campanha mais longa de um país de seu continente.
Antes deles, haviam chegado as quartas de final Camarões, em 1990 (na Itália), Senegal, em 2002 (Estados Unidos) e Gana, em 2010 (África do Sul). Este ano, Senegal parou nas oitavas de final, derrotado por 3 a 0 pela Inglaterra. Os demais países caíram na fase de grupos.
O Marrocos, que tem apenas um título da Copa Africana de Nações, conquistado em 1976, disputou os mundiais de 1970, 1986, 1994, 1998 e 2018. A melhor posição foi um 11º lugar na Copa do México, de 1986.
De acordo com os sites de apostas, era uma das seleções com menor chance de chegar à final da Copa do Qatar: apenas 0,29%, ao lado de países como Camarões, Japão, Canadá, Gana e Coreia do Sul.
Apesar de ser considerada a grande zebra da Copa do Mundo de 2022, a seleção marroquina se classificou em 1º lugar do seu grupo, à frente da Croácia, e eliminou ainda na fase de grupos a Bélgica - uma das seleções favoritas ao título.
O goleiro Bono é, um dos grandes destaques do time, fez defesas importantíssimas como a defesa de dois pênaltis na decisão contra a Espanha, nas oitavas de final.
O time tem ainda Hakimi, El-Yamiq, Saiss (Dari) e Attiat-Allah; Amrabat, Ounahi e Amallah (Benoun); Ziyech (Aboukhlal), En-Nesyri (Cheddira) e Boufal (Jabrane). Técnico: Walid Regragui