Escrito por: Redação CUT
Segundo a pesquisa, 49% dos brasileiros são contrários à venda de estatais para a iniciativa privada, como tenta fazer Bolsonaro
A pesquisa anual “A cara da democracia”, do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, revela que 49% dos brasileiros rejeitam os planos do governo de Jair Bolsonaro (PL) de privatização de estatais como a Petrobras, a Eletrobrás e os Correios.
Outros 38% dos entrevistados são favoráveis à privatização, 4% responderam “depende” e 8% disseram não saber.
Ato no Senado defende empresas públicas contra privatizações de Bolsonaro
Segundo análise do blog Pulso, do jornal O Globo, a pesquisa aponta que o discurso em defesa da privatização não consegue apoio junto às camadas mais populares.
“Dentre os que têm renda mensal familiar de até dois salários mínimos, 36% são a favor, e 48%, contra. A única faixa de renda que se mostrou ligeiramente mais favorável é a que recebe acima de cinco salários mínimos: 47%, número quase na margem de erro – 44% neste estrato são contrários”, ressalta a reportagem.
No recorte por Região, o discurso privatista encontra apoio apenas no Sul do país, onde 46% disseram ser favoráveis ao tema, ante 40% dos que são contrários.
No Nordeste, somente 35% são a favor, enquanto 54% são contra, uma diferença de 19 pontos percentuais.