Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Itu
Na quarta-feira(24), o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região recebeu a visita dosprofessores Dr.Markus Helfen e Dr. Michael Fichter, ambos pesquisadores daUniversidade Pública de Berlin. Os pesquisadores estiveram acompanhados daspesquisadoras Mercia e Lílian, do Observatório Social do Brasil, Dorival Jesusdo Nascimento Júnior, presidente dos Metalúrgicos de Itu e Região e Jorge Luís,diretor de base do Sindicato e funcionário da Leoni.
Ospesquisadores visitaram a linha de produção da Leoni, conheceram asdependências da planta brasileira e por fim realizaram uma conversa com acomissão de trabalhadoras e trabalhadores da fábrica, a fim de saber a vida e ocotidiano do ambiente de trabalho.
Entre as atividades,os professores pesquisaram sobre os acordos de trabalho bilaterais, que sãofirmados entre a Alemanha e o Brasil. Nesses acordos estão incluídos itenscomo: jornada e rotinas de trabalho, relacionamento dentro da fábrica, soluçõesde problemas e questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores (as), paraaveriguar se estão sendo respeitados.
Aofinal da visita na fábrica, os pesquisadores puderam relatar um pouco sobre omundo do trabalho na Alemanha e destacar como é a atuação dos sindicatos.Também descreveram a opinião do povo alemão em relação ao Brasil. "NaAlemanha, há dois mundos bastante distintos com relação ao mercado de trabalho.Lá o nível de automação é muito elevado, pois se busca muito a questão daqualidade. O trabalhador precisa ser altamente qualificado para estar naindústria. Caso contrário, ele vai para o segundo patamar detrabalhadores, que na maioria das vezes, estão no mercado informal",explicou Michael Fichter.
Comrelação ao Brasil, o professor Markus Helfen, destaca que o povo alemão vê noBrasil uma grande potência em ascenção. "Os conservadores da Alemanha nãoaceitam muito o crescimento do Brasil, pois possuem uma visão neoliberalista.Por outro lado, há grandes pensadores e grande parte do povo, acredita que alongo prazo o Brasil será uma grande potencia. Pois a forma de governoimplantada no Brasil, fez com que vários pensadores políticos, que estavamadormecidos devido às políticas neoliberais, voltassem a refletir sobre novasformas de políticas públicas. Isso vem causando grande esperança no povo"relatou Helfen.
Parao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, Dorival Jesus do Nascimento,essa foi uma grande oportunidade de conhecimento e troca de informações."Eu avalio de forma muito positiva essa visita, pois foi uma oportunidadede os pesquisadores conhecerem nosso trabalho enquanto atuação sindical e saberum pouco mais de como é a rotina de trabalho dos nossos companheiros ecompanheiras. Em nossa base há outras multinacionais e estamos sempre abertos aeste tipo de intercâmbio," finalizou.
Apósa visita, os pesquisadores seguiram até a sede dos Metalúrgicos de Itu eRegião, onde tiveram acesso a mais dados sobre a categoria, que foi passadopelo economista do Dieese Fernando Lima.