Minas Gerais
Mobilização em solidariedade ao povo palestino acontece nesta quinta (15)
Publicado: 14 Janeiro, 2009 - 11h09
Escrito por: CUT/MG
O Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, do qual a CUT/MG é integrante, realiza nesta quinta-feira (15.01), Mobilização em Solidariedade ao Povo Palestino, na Praça Sete , onde a concentração terá início às 14h.
Logo após a concentração, haverá caminhada pelas Avenidas Afonso Pena e Brasil, com término previsto para a Rua Rio Grande do Norte.
Do ato participam o Embaixador da Palestina no Brasil - Ibrahim Aydeben, entre outras autoridades. Painéis e fotos da realidade hoje vivenciada pelo povo palestino serão exibidos durante o evento.
Documento
Em documento divulgado recentemente, o Comitê manifesta publicamente seu repúdio ao massacre criminoso e genocida que está ocorrendo na Faixa de Gaza, promovido pelo Estado sionista (racista) de Israel, que assassina pessoas indefesas, em sua grande maioria, crianças e mulheres.
Diz ainda a publicação:
"O Governo Israelense promove, mais uma vez, a tática de "ataques preventivos" adotadas pelo Governo Bush, como tem sido no Iraque e no Afeganistão, aumentando a violência contra o povo palestino, que há décadas, tem sua nação dividida e usurpada pela partilha imperialista de seu legítimo território. No caso da Faixa de Gaza vem agravar o estado de privações, de todo o tipo, devido ao criminoso embargo promovido pelo governo israelense, levando a um confinamento total da população.
Os ataques ocorridos nessas últimas semanas já mataram e feriram milhares de pessoas. Toda a infraestrutura foi destruída, afetando o funcionamento de hospitais, escolas, comunicações e as demais necessidades básicas.
Pela dimensão do ataque e a generalização inescrupulosa do bombardeio, este já é um dos maiores genocídios praticados por armamento de guerra nesse século; Utiliza-se de armas condenadas por convenções internacionais, como bombas de fósforo e urânio empobrecido
O terrorismo de Estado promovido pelo governo israelense, financiado pelo EUA, longe de por fim à crise estabelecida na região, apenas a aprofundará. Deve-se ressaltar que parte da população israelense não concorda com essa política do seu Governo."
Palavras de ordem
A manifestação dessa quinta-feira pede cessar fogo imediato e abertura da fronteira para a entrada de remédios, alimentos e ajuda médica na Faixa de Gaza; defende a autodeterminação do povo palestino e o reconhecimento de seus legítimos representantes eleitos; apóia a criação do Estado da Palestina e o fim das ocupações de Israel em seu território e pede o rompimento diplomático e comercial do Governo brasileiro com o Estado terrorista de Israel.
Serviço
Dia 15 de janeiro de 2009 (quinta-feira)
Grande Mobilização em Solidariedade ao Povo Palestino
A partir das 14 h - Praça 7 (concentração)