• Kwai
MENU

Minas Gerais

CUT promove encontro para debater os desafios dos trabalhadores rurais        

Publicado: 30 Julho, 2010 - 13h34

Escrito por: CUT-MG


A CUT/MG reúnerepresentantes dos ramos rurais ligados à Central nesta sexta-feira e nestesábado na Escola Sindical Dirigentes de entidades rurais filiadas à CUT/MGparticipam nesta sexta (30 de julho) e neste sábado (30) do Seminário dosTrabalhadores e das Trabalhadoras da Agricultura Familiar, na Escola Sindical 7de Outubro (Rua Nascimento, 101, Barreiro, Belo Horizonte). O tema do EncontroEstadual é Desafios da Organização da agricultura familiar da CUT, limites eperspectivas a respeito: da organização, legislação e do reconhecimento.

A diretoria daCUT/MG pretende reunir 80 companheiros e companheiras no Seminário. De acordocom a pauta, no encontro será aberto com uma análise de conjuntura, seguida detrabalhos de grupo. O principal ponto de discussão será o reconhecimento doSistema Fetraf, há muito tempo proposto e ainda não concedido pelo Ministériodo Trabalho. O objetivo do Seminário é levantar todos os problemas dostrabalhadores rurais para definir encaminhamentos comuns de fazer pressões ebuscar as condições necessárias para agilizar os processos de concessão dosregistros sindicais.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 30 dejulho (sexta-feira)

9 horas – Abertura:Mística inicial acompanhada da apresentação dos participantes.

9h30 - Composiçãoda mesa com a presença de lideranças da CUT Estadual e Nacional, FETRAF BRASIL,FETRAF/MG, STR´s, E Sindicato dos Assalariados Rurais.

10 horas - Análisede conjuntura focada no contexto vivido pelo movimento sindical, em consonânciacom outros movimentos do meio, se for o caso, com enfoque na situação doreconhecimento do sistema FETRAF pelo ministério do trabalho e sobre  as organizações dos rurais a nível nacional eprincipalmente as questões estaduais, bem como a importância dos rurais na CUT.

12 horas - almoço

13h3 - Debate

15 horas -Exposição da CUT Estadual e Nacional sobre como pensam em contribuir parafirmarmos ações que superem essa situação.

16 horas - Trabalhoem grupo; Ações prioritárias; De que forma a CUT enquanto Central poderá estarfortalecendo os rurais nas suas ações e demandas, inclusive as impetradas pelopoder público;  Como estão sendo encaminhadasas questões políticas e burocráticas dos sindicatos perante a FETRAF.

18 horas -encerramento do dia.

2º DIA – 31 dejulho (sábado)

8 horas - café

8h30 - Plenária

10 horas - Trabalhoem grupo por segmento, FETRAF e Assalariados, focalizando a política de melhorconstrução de um projeto que atenda os sindicatos da base.

12 horas - almoço.

13h30 – Plenária

16 horas -Encaminhamentos finais.