Escrito por: Redação CUT
A banda organiza uma festa para celebrar a luta popular e levar a arte para dentro da política
Criada há sete anos dentro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a banda "Mistura Popular" que embala o público militante em manifestações, plenárias e congressos em todo o Brasil comemora seu 7º aniversário no dia 7 de dezembro.
A banda tem como principal objetivo levar festas à esquerda popular, aos sindicatos e manifestações, como os atos contra a reforma Trabalhista, a reforma da Previdência e em diversos atos como o golpe de 2016 e a prisão política do ex-presidente Lula, em abril deste ano.
A banda reflete a situação política no Brasil e já está no 5º CD – mesmo tocando muitas vezes por militância sem cobrar um tostão. Xote, frevo, salsa e baião são alguns dos ritmos que o Mistura Popular entoa em composições autorais.
“A arte não está fora da política, elas andam juntos. Não dá para separar a cultura da arte”, explica Jadir Bonacina, que faz parte da banda e é militante do MAB.
Há uma diversidade de sons na banda que vão dos ritmos tradicionais brasileiros ao resgate de ritmos latino-americanos, que refletem a preocupação com a valorização da cultura popular e, sobretudo, a fraternidade entre os povos latino-americanos que sofrem com a exploração.
A festa do próximo dia (7) vai celebrar a luta popular e levar a arte para dentro da política. “Estão todos convidados para comemorar com a gente no Espaço Cultural Latino Americano”, finaliza Jadir.
Serviço
Quando: 7 de dezembro
O que: Aniversário da banda Mistura Popular
Onde: Espaço Cultural Latino Americano, na Rua da Abolição, 244 - Bixiga, São Paulo.
Horário: 20h
Entrada: R$ 15