Escrito por: Redação CUT
Ex-jogadora se internou nesta terça no Sírio, em SP. Os médicos diagnosticaram uma bactéria no pulmão. Ela morreu durante a madrugada desta quarta
A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado morreu aos 62 anos, nesta quarta-feira (16), dois dias após ser anunciada como membro do grupo de transição do esporte do presidente eleito, Lula (PT). Junto com ela foram nomeados a ex-jogadora de vôlei Ana Mozer e o ex-jogador de futebol Raí.
A carioca Isabel do vôlei, como era conhecida, se internou no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, na manhã desta terça e foi direito para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os médicos diagnosticaram uma bactéria no pulmão. Ela morreu durante a madrugada desta quarta.
Segundo o UOL, a morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. "Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje", escreveu Paula. À coluna, a produtora informou que recebeu a informação da irmã da Isabel, Inês, que é figurinista de um filme de um filme que ela está rodando.
Isabel foi uma das principais jogadoras de vôlei da seleção brasileira da década de 1980 e dona de seis medalhas em Mundiais. Participou das olimpíadas de 1980, em Moscou, na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e na de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA).
Maria Isabel Barro Salgado Alencar nasceu no Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1960. Começou a jogar vôlei no Flamengo. Ela deixou cinco filhos, três deles jogadores de volei de praia, como a mãe, que também brilhou nas areis: Maria Clara (ex-jogadora de vôlei de praia), Carol Solberg, uma das favoritas a ir aos Jogos de Paris, e Pedro Solberg, que foi bronze no Mundial de 2015 e campeão do circuito mundial em 2008. Os outros dois filhos são Pilar Salgado e Alisson.
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
Lula lamentou, por meio de postagem no Twitter, a morte desta mulher que "foi símbolo para o esporte e também de luta na defesa de seus ideais".
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
:@ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
Também no Twitter, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, lamentou a morte precoce da jogadora.
Muita tristeza perdermos hoje a Isabel do Vôlei. Mulher de talento, coragem e posições firmes. Contribuiu diretamente para a vitória da democracia e estava no grupo de esportes do Gabinete de Transição. Nossa solidariedade à família e a todos e todas que a admiram
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 16, 2022