Escrito por: Pricila Baade/CUT SC

Motoristas por Aplicativos de Santa Catarina fundam sindicato e se filiam à CUT

A assembleia de fundação foi realizada na FECESC e elegeu a nova direção

Reprodução CUT-SC

Para combater a exploração e lutar coletivamente por direitos e proteção social, na noite de terça-feira (31/10), foi realizada a assembleia geral de fundação do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos de Santa Catarina (SIMASC), na sede da Federação dois Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (FECESC). Na assembleia também foi eleita a nova direção e aprovada a filiação à CUT. A motorista de aplicativo Jussandra Dutra, mais conhecida como Branka, foi eleita presidenta do sindicato.

Branka já é motorista há sete anos e durante este tempo sempre participou e esteve à frente das mobilizações e paralisações feitas pela categoria para lutar por melhorias. Ela explica como surgiu a vontade de fundar um sindicato "Decidimos fundar o sindicato após muitas decepções com os aplicativos, principalmente pela precarização dos ganhos, sem aumento real desde o início, agindo de forma abusiva na exclusão e com falta de transparência nas suas regras. Através de um grupo de motoristas nos reunimos com o propósito de defender nossos direitos, melhores condições de trabalho, revisão dos ganhos aplicados e conscientização para jornadas mais seguras e saudáveis para a nossa categoria. Só lutando coletivamente é que vamos ser reconhecidos enquanto classe e ter voz".

Em maio deste ano alguns motoristas de aplicativos entraram em contato com a CUT-SC pedindo ajuda para formar um sindicato e durante estes meses diversas reuniões foram feitas para orientar como eles deveriam se organizar para fundar a entidade “Esses trabalhadores estão desemparados porque os aplicativos – como Uber e 99 – não dão qualquer tipo de direito ou benefício para eles. Por isso, por todo o país muitos trabalhadores estão se organizando em sindicatos justamente para lutar por melhores condições de trabalho e renda de forma coletiva, o que dá mais peso à luta”, explica o Secretário Geral da CUT-SC, Rogerio Manoel Côrrea.

A luta por direitos e pela regulamentação dos trabalhadores de aplicativos tem sido umas das pautas prioritárias da CUT nos últimos tempos, inclusive, durante o 14º Congresso Nacional da CUT foi criada a Secretaria Nacional de Transportes e Logística, que terá como prioridade a defesa dos trabalhadores de aplicativos. A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, reforça a importância da criação deste sindicato “Há tempos a CUT está discutindo a urgência em lutar por direitos para estes trabalhadores, que estão na informalidade total, com jornadas exaustivas e sendo cada vez mais explorados pelos aplicativos. É muito importante que os trabalhadores se organizem para lutar por uma regulamentação que garanta direitos e que exija que estas plataformas deem um mínimo de assistência para os motoristas”.

Dados da categoria

Somente os entregadores e motoristas que trabalham em plataformas e aplicativos digitais de serviços no Brasil eram em 2022, cerca de 1,5 milhão, o que representa 1,7% da população ocupada no setor privado. Eles ganham, em média, dois salários mínimos e têm jornadas acima de 40 horas semanais, segundo o inédito módulo Teletrabalho e Trabalho por Meio de Plataformas Digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado hoje pelo IBGE.

Do total de trabalhadores que prestavam serviços nas plataformas digitais, ainda segundo a pesquisa, 47,2% (704 mil motoristas) atuam por meio de aplicativos de transporte de passageiros (exceto táxi), seguido de entrega de comida e produtos (39,5% ou 589 mil).

Confira a direção completa do SIMASC:

Presidente: Jussandra Dutra 

Vice: Wesley Bratifich 

Secretário Geral: Leonardo Imoré 

Tesouraria Geral: Tamiris Paiva Cardoso

Diretoria de Relações Políticas e Organização Sindical: Eduardo Teixeira

Diretoria de Comunicação e Marketing: Julia Monteiro

Diretora de Parcerias e Ações Sociais: Ana Paula dos Santos 

Conselho Fiscal:

1. Jayson Freitas

2. Ridan Arias

3. Miguel Musskopf

DELEGADOS:

1. Eduardo Teixeira

2. Rafael Baracy