Movimento sindical de trabalhadores rurais realiza o 21º Grito da Terra, em Natal

O Grito da Terra defende alimentação saudável e meio ambiente, além de apresentar as reivindicações dos agricultores e agricultoras rurais aos governos

Publicado: 26 Junho, 2024 - 10h59 | Última modificação: 26 Junho, 2024 - 16h33

Escrito por: Concita Alves ( CUT-RN)

FOTO: FETARN

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), juntamente aos seu 163 sindicatos rurais no estado realizam, nesta quinta-feira (27), a 21ª edição do Grito da Terra do RN.

A atividade tem início com concentração a partir das 8h, na Arena das Dunas, seguido de caminhada e Ato público, em frente a Governadoria.

Desde o início da semana a FETARN realiza mobilizações a partir da comissão de negociação, composta por dirigentes e assessores, de todas as regiões do Estado em torno da pauta, na perspectiva de fazer o fechamento das negociações com os representantes do Governo.

As pautas já apresentadas ao Governo constam  na Plataforma da Agricultura Familiar, bem como as demandas que vem surgindo e que precisam ser dialogadas com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

O Grito da Terra é uma mobilização realizada pelo MSTTR com o intuito de mostrar à toda sociedade a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, na segurança alimentar e nutricional, na conservação ambiental e no desenvolvimento do nosso Estado e Pais e reivindicar dos Governos a realização de ações e políticas que venham a desenvolver o setor.

Sobre o Grito da Terra

ContagContag

A 24ª edição do Grito da Terra Brasil, aconteceu nos dias 20  e 21 de Maio, em Brasilia (DF) e teve a participação de mais de mais de 10 mil agricultores e agricultoras familiares. O Grito é uma ação realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Federações e Sindicatos filiados com o objetivo de proposição, reivindicação e negociação de políticas públicas para o campo e floresta, além de ser um processo mobilizador, formativo e informativo.

A FETARN é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tem como missão, representar, coordenar e defender os interesses desta categoria rumo à construção do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no Rio Grande do Norte.

A Plataforma da Agricultura Familiar foi entregue em agosto de 2022 ao governo estadual com os principais pontos que carecem de atenção e atendimento. O documento destaca ainda as ações para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Agrário e Ambiental no Estado, entre elas o reordenamento agrário, economia solidária e cooperativismo. VEJA AQUI .

Programação do Grito da Terra no RN

8h - Concentração em frente ao portão “M” do Arena das Dunas e da Feira do Milho

9h - Início com falas, bandeiraço, distribuição de materiais etc.

10h - Caminhada até o Centro Administrativo

11h – Caminhada dentro do Centro Administrativo