Movimentos bloqueiam Base de Lançamento de Alcântara, no MA
Ato é contra a entrega da Base de Lançamento para operação pelos Estados Unidos.
Publicado: 25 Julho, 2017 - 09h43
Escrito por: MST
Representantes de movimentos populares de todo o Brasil bloqueiam nesse momento as vias que dão acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão. O ato é contra a entrega da Base aos Estados Unidos e defende a soberania brasileira.
Desde as primeiras horas desta terça-feira (25), cercas de 400 manifestantes de diversos movimentos e entidades de vários lugares do Brasil bloqueiam os acessos do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão. Os movimentos denunciam a retomada dos acordos com os Estados Unidos, que pleiteiam a entregara deste centro de lançamento de foguetes.
Os movimentos denunciam ainda a política de entreguismo do governo ilegítimo de Michel Temer, que ao aprofundar o golpe, vem também aprofundando privatizações e outras ações que ferem a soberania nacional.
Além das questões de soberania, a entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos preocupa comunidades quilombolas de Alcântara, pois uma possível ampliação de um programa espacial naquela região pode atingir mais de 200 comunidades de quilombos, provocar remoções e despejos. Varias comunidades já foram removidas nas décadas de 1980 e de 1990, porém as famílias não foram indenizadas.
Os debates em torno da Base de Alcântara já duram mais de três décadas, se iniciando no inicio dos anos 80 com as primeiras instalações do Centro Espacial. No inicio dos anos 2000 o avanço de um politica entreguista do Governo Federal ficou claro e muitas manifestações foram desencadeadas por todo o Brasil contra vários projetos entreguistas como: o acordo da Área de Livre Comércio - ALCA; e projetos de entrega do Centro Espacial de Alcântara.
Na Semana da Pátria em 2002, organizações sindicais, igrejas e membros de partidos políticos promoveram o PLEBISCITO POPULAR CONTRA A ALCA. Mais de 10 milhões de brasileiros/as votaram contra a ALCA e contra a entrega do Centro de Lançamento de Alcântara aos Estados Unidos da América. Sendo assim a decisão de retomar os acordos para que os EUA use o Centro de Alcântara é uma traição ao povo brasileiro.
*Editado por Rafael Soriano