Escrito por: Redação CUT

Mundo ultrapassa de 6 milhões de pessoas mortas pela Covid-19

O Brasil é o segundo país mais afetado pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram mais de 79 milhões de casos da doença e 959 mil mortes

Alex Pazuello/Secom

O total de vidas perdidas no mundo em consequência da Covid-19 ultrapassou a marca de 6 milhões, nesta segunda-feira (7), de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins (JHU). Até ontem, 6.000.097 pessoas já haviam morrido por causa da doença. Só nos últimos 28 dias foram registradas 256.704 mortes.

No total, 446 milhões de pessoas foram contaminadas, desde que o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan, no final de 2019.

O Brasil é o segundo país mais afetado pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram mais de 79 milhões de casos da doença e 959 mil mortes. No Brasil, são mais de 652.341 óbitos e 29.069.469 casos relacionados ao coronavírus.

Em 24 horas, o país registrou 15.961 novos casos e 216 mortes por Covid-19, segundo os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A média móvel de novos casos chegou a 40.264, um aumento em de 0,3% em relação ao dia anterior. É a primeira vez que a média móvel de casos sobe após 25 dias ininterruptos de queda.

Já a média móvel de óbitos está em 430, exatamente a mesma do dia anterior. A estabilidade também interrompe uma queda que já durava 14 dias seguidos.

5 capitais e o DF desobrigam uso de máscara ao ar livre

Em meio à queda no número diário de casos da Covid-19, ao menos cinco capitais e o Distrito Federal flexibilizaram a obrigatoriedade do uso de máscaras.    

Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís, Boa Vista e o Distrito Federal já dispensam a obrigação do acessório em ambientes abertos.

O Rio de Janeiro anunciou que o uso de máscaras não é mais obrigatório tanto ao ar livre, quanto em locais fechados.

Onze capitais ainda exigem a proteção tanto em ambientes fechados, quanto abertos. São elas: São Paulo, Vitória, Curitiba, Goiânia, Recife, Aracaju, Macapá, Belém, Porto Velho e Palmas.

Campo Grande, apesar de ainda exigir o uso de máscaras em ambos os casos, desobriga a medida caso o cidadão esteja praticando algum exercício físico.

Especialistas se dividem sobre decisão de vários governadores que determinaram o fim da obrigação do uso de máscaras para conter a disseminação da Covid-19.

Para o pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) Diego Xavier, ainda não é momento de relaxar nas medidas protetivas contra a doença, apesar do avanço da vacinação no Brasil.

 São Paulo decidirá flexibilização nesta quarta-feira 

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) decidirá sobre flexibilização no uso de máscaras nesta quarta-feira (9). A medida, que prevê a liberação da proteção facial nas ruas e ambientes ao ar livre, incluindo áreas externas de bares e restaurantes, deve acompanhar o avanço na vacinação no estado e melhorias nos indicadores da pandemia.

Há ainda a expectativa de uma regra específica para o uso de máscaras em escolas.