Músico negro é atacado a cassetete por homem branco em Curitiba
Neno, 55 anos, figura conhecida na capital paranaense passava pela calçada quado, gratuitamente, foi agredido por um homem branco com cassetadas e xingamentos racistas
Publicado: 28 Novembro, 2022 - 11h23 | Última modificação: 28 Novembro, 2022 - 14h08
Escrito por: Redação CUT
Em Curitiba (PR), um homem armado de um cassetete e acompanhando de um cachorro bravo agrediu um músico negro, de 55 anos, após ofensas racistas. O caso aconteceu na semana passada, no dia 22, mas somente no fim de semana as imagens de câmeras de segurança foram divulgadas e provocarem revolta nas redes sociais.
No vídeo, o músico Odivaldo Carlos da Silva, conhecido como Neno, figura conhecida e querida na cidade, passa pelo calçadão da rua Dr. Faivre quando Paulo Cezar Bezerra da Silva o aborda e começa o ataque. Neno é atingido na nuca, no rosto e nas pernas. O cão também ataca o músico.
Visivelmente ferido, com hematomas no roso, em relato à reportagem da TV RPC, ele afirma ter sido chamado de “macaco” e “negro sujo”. O agressor ainda teria dito que “morador de rua tem que apanhar”. Por causa das agressões, Neno ainda terá de ser submetido a uma cirurgia.
Testemunhais confirmam que o ataque foi racista. O mesmo, afirmam foi visto xingando o músico dias antes.
O caso foi registrado no 12° Batalhão de Polícia Militar como lesão corporal e não como racismo ou injúria racial. Uma audiência preliminar com o agressor foi marcada para 20 de março de 2023, 118 dias após o crime. Paulo Cesar, o agressor, saiu pela porta da frente da delegacia.
Consciência negra
O crime aconteceu dois dias após a celebração do Dia da Consciência Negra, o dia 20 de novembro, e veio à tona após denúncia da vereadora e deputada federal eleita, Carl Dartora (PT).
Dartora é a primeira deputada negra eleita no Paraná e deixou claro por meio das redes sociais que o caso de agressão teve motivação racista, conforme mostra o vídeo.
“Mais um caso gravíssimo e revoltante de violência racista em Curitiba envolvendo um possível adepto das ideologias neonazista e bolsonarista”, disse a deputada eleita pelas redes sociais.
Veja o vídeo
Equipe de Comunicação - Deputada Federal eleita Carol Dartora (PT-PR) pic.twitter.com/oUCAuW8414
— #LULA e PonTo final. (@tarlouze) November 27, 2022