MENU

Na luta para manter Toyota no ABC, metalúrgicos recebem apoio do governador

Sindicato procurou o governador Rodrigo Garcia e o prefeito Orlando Morando para discutir alternativas e impedir saida da montadora da região

Publicado: 20 Maio, 2022 - 08h58 | Última modificação: 20 Maio, 2022 - 18h30

Escrito por: Thamara Marinho, do SMABC | Editado por: Marize Muniz

ADONIS GUERRA/SMABC -TOYOTA/DIVULGAÇÃO
notice

Na luta para manter Toyota no ABC, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC conseguiu o apoio do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morano (PSDB). Eles garantiram ao presidente do SMABC, Moisés Selerges, e ao diretor Administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, apoio fundamental para a permanência da Toyota em São Bernardo, em reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes na noite desta quinta-feira (19).

Garcia disse que vai convocar uma reunião com a cúpula da montadora a fim de reverter o fechamento anunciado no mês passado. 580 empregos estão em risco, sem contar os prejuízos para o município.

“A manutenção da Toyota é importante não só para os empregos em São Bernardo mas para o ABC”, afirmou Moisés Selerges. Para ele, a reunião foi “fundamental e estratégica” para convencer a montadora a permanecer em São Brnardo.

“Ficamos muito satisfeitos em contar com uma força importante como a do governador na luta para que a Toyota mantenha suas atividades e, por consequência, os empregos em São Bernardo”, comentou o prefeito. A fábrica foi aberta há 60 anos.

Em uma audiência de conciliação realizada no dia 11 de abril no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP), foi determinada a criação de uma mesa negociação para verificar a viabilidade da permanência da fábrica na cidade.

Os metalúrgicos do ABC já realizaram várias mobilizações contra o fechamento da Toyota, uma delas com as esposas e filhos dos trabalhadores que serão impactadas com a decisão da montadora.

Na ocasião, Moysés Selerges disse que a direção do  SMABC iria “fazer tudo pra reverter a decisão”.

Leia mais: Famílias de trabalhadores participam de ato contra fechamento da Toyota no ABC