Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo
Sindicalistas realizam diálogo com a população em Santo André
Nesta quinta-feira, 28, data em que se celebra o Dia Mundial do Combate às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), sindicalistas do ABC distribuíram materiais para dialogar com a população que passava pelo terminal de ônibus e trem de Santo André.
Durante a ação, uma faixa fixada no local estampava o mote da campanha: 'Não deixe sua saúde no trabalho'.
No município, existe uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, vinculada ao Conselho Municipal de Saúde. A CUT, outras centrais e sindicatos atuam neste espaço.
Coordenador da subsede da CUT no ABC, José Freire explica que as LER/Dort hoje são consideradas questão de saúde pública mundial. "Chamamos a atenção da população trabalhadora sobre este problema, mas falamos sobre a importância da prevenção e também do atendimento que existe hoje no setor público e nos sindicatos caso precisem", relata.
De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde no Brasil, aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras foram diagnosticados com o distúrbio, que pode envolver doenças como, por exemplo, tendinite, bursite, mialgias – que afetam principalmente músculos, tendões e nervos dos membros superiores, sobrecarregando o sistema musculoesquelético.
As LER/Dort tornou-se um dos principais motivos de afastamento do ambiente de trabalho.