Nasce mais um sindicato cutista em Mato Grosso...
Os Profissionais que prestam serviços de embelezamento e higiene realizam Assembleia de fundação e aprovam filiação à CUT
Publicado: 21 Junho, 2013 - 17h50
Escrito por: Silvia Marques - CUT-MT
Nasce um novo sindicato em Mato Grosso e nasce cutista. A Assembleia Geral de fundação do Sindicato dos Empregados e Trabalhadores nos Serviços de Embelezamento e Higiene no Estado de Mato Grosso (SINDBELEZA/MT) aconteceu na terça-feira, 18 de maio, no auditório 1º de maio do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB/MT).
Os participantes da Assembleia Geral de fundação também aprovaram por unanimidade o Estatuto Social do sindicato, elegeu e deu posse a primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal e aprovaram a filiação do SINDBELEZA à Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT). A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) foi representada pelos diretores: Jocilene Barboza dos Santos (vice-presidente e sec. geral do SINTEP/MT), Jocelino Amorin (sec.de finanças e diretor da FENADADOS), Lauro Benedito de Siqueira (presidente do SINTTEL-MT) e Celso Coan (Diretor do SEEB/MT)
Para a vice-presidete da CUT/MT, Jocilene Barboza dos Santos, a fundação do SINDBELEZA é um marco importante para organização dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de serviços de beleza e higiene. “São profissionais de um ramo de atividade que tem crescido muito nos últimos anos, sobretudo pelo crescimento da renda dos brasileiros/as. É importante sobretudo para garantir e ampliar os diretos trabalhistas desses profissionais e principalmente lutar por melhores condições de trabalho e de vida para a categoria ”, disse a secretária geral do Sintep/MT, reafirmando a importância da organização da categoria em sindicato.
Segundo Saulo Silva de Barros, presidente do SINDBELEZA/MT, a fundação sindicato concretiza uma luta de 10 anos que ganhou forças com a promulgação da Lei Federal nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012. A Lei dispõe sobre o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. A Lei também criou o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a ser comemorado em todo o País, que coincidente com a data da promulgação desta Lei.
“Com o reconhecido, em todo o território nacional do exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a criação do SINDBELEZA foi fortalecida e necessária para representar os/as trabalhadores e trabalhadoras de todo o estado de Mato Grosso”, completou presidente agradecendo a CUT por apoiar a criação do sindicato.
A secretária de finanças do Evivian Figueiredo Santana, SINDBELEZA/MT , que também fez parte da Comissão Organizadora de Pró-fundação do sindicato destacou a necessidade da presença do sindicato na hora das rescisões contratuais . “É triste ver nossos colegas de profissão com problemas de saúde, não podendo mais trabalhar, sem direito nenhum”, frisou comentando os problemas de saúde que afetam a categoria como as lesões por esforços repetidos e uso de produtos químicos, apontando os desafios que o SINDBLEZA/MT terá que enfrentar na defesa dos direitos trabalhistas que são desrespeitados e das melhorias de condiçoes de trabalho.
O SINDBELEZA irá representar: Barbeiros, cabeleireiros/as, ajudante de cabeleireiro/a, auxiliar de cabeleireiro/a, cabeleireiro/a escovista, cabeleireiro/a feminino, cabeleireiro/a masculino, cabeleireiro/a penteador, cabeleireiro/a tinturista, Cabeleireiro/a unissex, esteticista – auxiliar de estética, especialista em tratamento de beleza, esteticista corporal, esteticista facial, promotor esteticista, manicure, manicuro, maquiador/a, maquiador/a social, maquilador/a, maquiador de caracterização, maquiador/a artístico, maquiador/a de cinema, teatro e TV, massagista, auxiliar massagista, duchista massagista, massagista de casas de banho, massagista de sauna, massagista de termas, massagista esteticista, massoprevencionista, massoterapeuta, pedicure, calista e pedicuro.