Escrito por: Redação CUT

Presidente do Sindmetal-PE denuncia empresa do grupo Fiat ao MPT

Presidente da entidade cobrou das empresas realização de testes nos trabalhadores e trabalhadoras garantindo a segurança e a saúde de todos que estão dia a dia no chão de fábrica

Carla Eduarda França da Silva/Sindmetal-PE

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE) solicitou ao Ministério Público de Trabalho (MPT) que apure denúncias de  mortes por compicações decorrentes da Covid-19 e diversos casos de trabalhadores contaminados pelo novo coronavírus que foram afastados do trabalho, principalmente no polo automotivo JEEP, localizado no município de Goiana, na FCA/Jaboatão e na MMH cabo de Santo Agostinho.

O presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, ressalta que está à frente dessa luta, cobrando respostas das empresas sobre as medidas de segurança adotadas para proteger os trabalhadores. 

Segundo ele, as empresas precisam ter responsabilidade com a saúde da categoria e implantar medidas como a realização de testes nos trabalhadores e trabalhadoras garantindo a segurança e a saúde de todos que estão dia a dia no chão de fábrica.

Apesar do descontrole da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 322 mil pessoas no Brasil, está provocando superlotação nos hospitais públicos e privados, onde faltam até medicamentos para intubação, as empresas ainda insistem em fazer hora extra durante a semana e aos sábados, denuncia o presidente do sindicato. Isso, segundo ele, representa cada vez mais riscos de contaminação com o vírus mortal.

O sindicato também reivindica que as empresas façam uma parada durante 20 dias já que está faltando matéria prima, para que os trabalhadores possam se cuidar até que esse período mais critico da pandemia seja amenizado. E quando retornarem aos seus postos de trabalho, que todos possam fazer o teste, e as empresas se organizem para compra de vacinas, para terem mais responsabilidades e garantia da segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

 

Com apoio do Sindmetal-PE